Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como estudar para concursos públicos: confira as dicas!

Publicado em 6 de fevereiro de 2018 por - Comentar

Muita gente passa meses e até anos se perguntando como estudar para concursos públicos. Continue lendo o post e saiba como.

É preciso um grande período de dedicação para ser aprovado em um certame. Pois além de ter um nível avançado de dificuldade, muitos são extremamente concorridos.

Você precisa saber exatamente como estudar para concurso público, descobrir quais técnicas são mais eficazes. E também combinar foco, disciplina e perseverança para atingir seu objetivo.

Siga lendo o post e confira dicas de como estudar para concursos públicos com o Aproga Concursos

Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 725 8888

como estudar para concursos publicos

Dicas de como estudar para concursos públicos

O primeiro passo é saber o que quer e focar todas as suas atenções em um determinado concurso. O melhor guia prático na hora de começar a estudar para concursos públicos é através do edital. Você pode optar também por alguns livros digitais, apostilas, e videoaulas.

A seguir você deve planejar o seu tempo de dedicação aos estudos. Por exemplo, se precisa estudar 10 tipos de matérias, entre português, matemática, redação e assuntos mais específicos relacionados ao cargo, você deve distribuir essas disciplinas com o tempo que você tem disponível.

Supondo que dispõe de 4 horas diárias – o segredo aqui é aumentar essa carga horária, se possível – você estudará duas matérias por dia, sendo que dedicará duas horas para cada matéria. Isso será o plano e cronograma de estudo durante todo esse processo.

Obviamente que essa é uma rotina bem puxada, então você deve estar se perguntando: como estudar para concurso público se eu não tenho esse tempo disponível? Você precisa otimizar seu estudo.

Se você acha que a segunda-feira é o pior dia para estudar, justamente porque acabou de voltar do final de semana, então uma forma de render é escolher duas matérias que você goste daquelas dez que precisa estudar.

O que estudar para concurso no final de semana?

No resto da semana você pode optar em pegar uma disciplina que você gosta e uma que você não gosta. Assim, consegue ter um melhor rendimento nos seus estudos. Faça também uma pausa de 10 minutos a cada duas horas. Isso não só relaxa sua mente como é também um período para o cérebro memorizar tudo que foi lido até o momento.

Estudar aos domingos é uma opção sua, mas é bom separar um dia para relaxar. Até porque é necessário voltar com tudo na segunda-feira! Uma mente que se distraiu um pouco no final de semana tem mais chances de render melhor no início da semana, em comparação aquela que passou todos os dias focada nos estudos.

Qual o melhor horário para estudar para concurso?

O horário que você vai estudar para concorrer a um concurso público vai variar de acordo, principalmente, com o seu ritmo biológico. Hábitos como o sono, alimentação, rotina de trabalho e outros, influenciam na sua atenção e definem os períodos em que vai se sentir mais atento, disposto e produtivo.

Algumas pesquisas já apontaram que 53% dos candidatos a concursos prefere estudar de noite ou de madrugada e 47% aprendem mais estudando durante a manhã ou a tarde.

É preciso estudar para concurso público durante todo o dia?

É certo que em concursos mais concorridos e dependendo da facilidade de aprendizado e memorização do candidato, a resposta para essa pergunta pode variar. Não existe um regra válida para todas as pessoas. Além das necessidades e capacidade pessoal de cada um, ainda exitem outros fatores que influenciam na hor de definir o horário necessário para estudar para um concurso. Muitas pessoas precisam se dedicar ao trabalho, à casa, filhos e outras atividades.

Muita gente deixa de dormir para estudar, mas isso é errado. O estudo renderá muito mais se você estiver descansado, e ainda, a memorização ocorre durante o sono.

Outras pesquisas indicam que se você aprender algo novo e dormir logo em seguida, você conseguirá uma memorização muito melhor do que se perder uma noite de sono estudando.

Enfim, mesmo que estudar para passar em um concurso seja a sua meta principal, não esqueça de dar um tempo para si mesmo e para o seu cérebro se recuperar de longos períodos de estudo. Combinado? Uma mente descansada rende muito mais que uma mente sobrecarregada.

Com informações da Rede Jornal Contábil

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *