O cérebro funciona com base em estímulos e o comportamentos que adotamos na vida influenciam muito a maneira como ele trabalha. Desde aquilo que você come até os estresses aos quais você se expõe, tudo isso gera impactos. Veja como melhorar sua preparação:

Hackear seu cérebro

Nada mais é do que, entendendo como o cérebro funciona, adotar medidas para potencializar seu rendimento com foco naquilo que você precisa, que é aprender mais rápido e melhor. Entre os comportamentos que você precisar prestar atenção estão desde o alimento que você come, o tempo que você dorme, as coisas que você lê, os filmes a que você assiste, entre outras coisas.

Faça exercícios físicos

Se seu corpo não estiver bem, sua cabeça não estará. Um corpo cansado, estressado, doente, sedentário impede que o cérebro aprenda. Procure desenvolver hábitos saudáveis. E fazer exercícios físicos é um desses hábitos que você precisa ter.

Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada vai garantir uma vida saudável, que, por consequência, vai permitir que seu cérebro funcione melhor. Além disso, é importante inserir em sua dieta alimentos que ajudam no aprendizado.Guaraná, açaí, chá verde, chá mate, café, catuaba, taurina, ginseng são bons estimulantes.

Estabeleça prazos

Defina um cronograma claro, objetivo e, principalmente, realista. Importante: na sua programação, certifique-se de não preencher todo seu tempo exclusivamente com estudos. Você precisa sair de vez em quando, dar uma relaxada para que tudo flua bem.

Mensure tudo

Avaliar o que você está fazendo, enquanto faz, é essencial. Só assim você tem como saber se as coisas estão indo bem ou se há algo que precisa ser melhorado.

Crie rituais

Estudar precisa se tornar uma rotina. Procure estudar sempre nos mesmos horários, no mesmo local, durante a mesma quantidade de horários. Tente reservar períodos de intervalo também nos mesmos momentos.

Domine suas emoções

Inteligência emocional é algo essencial para sua carreira, independente do caminho que você deseja seguir. Para realizar uma prova de concurso não poderia ser diferente. É comum que, num processo de estudos você se exponha a diferentes gatilhos de ansiedade, como a cobrança dos familiares pela aprovação, a espera por um edital, a proximidade do dia da prova. Tudo isso são gatilhos de ansiedade e você precisa se livrar deles. Evite se expor às cobranças, tente assumir uma postura de não se importar com elas, evite ficar vendo toda hora calendário do concurso, entre outras coisas.

Leia mais rápido

Otimize seu tempo. São muitas provas a fazer, muitos conteúdos a estudar e poucas horas para fazer isso tudo. Por isso você precisa aprender a ler mais rápido. Existem técnicas para você desenvolver essa habilidade, como: ler um livro por vez; nunca reler; pesquisar antes da leitura; ler grupos de palavras; exercitar leitura seletiva; etc.

Revise e Exercite

Anotar e revisar conteúdos é essencial para fixar o que estudou. Esses processos precisam ser metódicos, no entanto, e têm que se dar no tempo certo. Revisar um conteúdo muito depois de tê-lo estudado, por exemplo, pode gerar perdas. Além de revisar os conteúdos, é importante que você aplique seus conhecimentos. Isso pode ser feito através da resolução de questões – para você já ir se acostumando ao clima real das provas – ou com testes de conhecimento preparados por você mesmo, para verificar o que está sendo absorvido.

Medite

Sim, você precisa estar zen para aprender. Mas não ache que conseguir isso é algo de outro mundo. Existem técnicas de meditação que lhe permitem acalmar a mente, desenvolver o foco e aprender melhor. Não precisa se mudar para um mosteiro para conseguir isso.

Com informações do Portal Administradores

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS