Tudo o que você precisa saber

sobre o seu próximo concurso!

Receba em primeira mão notícias e dicas sobre concursos.

Postura nos estudos: não descuide da saúde durante sua preparação!


postura nos estudosA intensa rotina de preparação pode levar a sérios problemas se não estiver aliada a cuidados e precauções com a postura nos estudos.

Confira algumas dicas para cuidar da postura nos estudos ao se preparar para concursos públicos:

Preparar o ambiente

Defina onde você realiza a maior parte dos seus estudos e analise maneiras de melhorar o ambiente. A cadeira, por exemplo, é um dos artigos mais importantes.

Procure modelos que apresentem um encosto com tamanho adequado ao das suas costas, encaixando a coluna e permitindo que os pés encostem com firmeza no chão.

Apoios para os braços também são necessários. Uma mesa adequada, com altura correspondente à posição dos seus cotovelos, também é altamente recomendável.

Encontrar uma posição confortável

Ortopedistas recomendam que o ideal é que se procure uma posição confortável e, paralelamente, saudável para a postura. Assim que seja definida, a posição deve ser empregada de maneira disciplinada em todas as sessões de estudo.

Os punhos devem permanecer retos, juntamente com braços apoiados em descansos da cadeira. Pés sempre fixos no chão ou em superfícies específicas (apoios de pé).

Além de manter a região lombar totalmente encostada na cadeira, recomenda-se também que os joelhos sejam dobrados em ângulo de aproximadamente 90º.

Evite apoiar a cabeça nas mãos, prefira sempre uma posição ereta e que permita visualização sem esforços do pescoço. Um aparador ou suporte que deixe o monitor, livros e cadernos em ângulo mais elevado, também é indicado.

Fazer alongamentos

Sessões intensas de estudo normalmente são positivas para o seu desempenho, mas caso não venham acompanhadas de intervalos, podem prejudicar e muito.

O desconforto gerado por dores musculares acontece depois de muito tempo sentado na mesma posição. Recomenda-se que sejam feitos intervalos de 40 minutos para alongamentos. Levante-se da cadeira, realize uma rotina simples de alongamentos e volte ao trabalho. A diferença que tal medida faz é muito considerável.

Procurar ajuda especializada

Lembre-se que nenhuma das dicas substitui o olhar especializado de um médico. Caso sinta que é necessário, procure a opinião de um ortopedista e siga as suas recomendações. Nunca deixe de lado os cuidados com a postura.

Com informações do Universia Brasil

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 Batel - CEP 80730-200 Curitiba - PR
Estúdios em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba - Alunos em todos os estados do Brasil.