Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Ano novo, vida nova! Dicas para passar em concurso em 2018

Publicado em 26 de dezembro de 2017 por - Comentar

Fim de ano está chegando. É hora de fazer um balanço, descobrir o que você fez de errado, planejar o que fazer para passar em um concurso em 2018 e começar vida nova.

passar em concurso em 2018
Mais um ano se encerra, trazendo as festas, os presentes e, claro, os planos de um novo recomeço. Se você é concurseiro, provavelmente está planejando novas metodologias de estudo para conquistar em 2018 o cargo público dos seus sonhos. A boa notícia é que, ao ponderar seus erros e acertos, é possível aumentar consideravelmente as chances de passar em um concurso no ano novo.

De acordo com especialistas em concursos públicos, o segredo para passar em concurso público em 2018 é manter o foco e a persistência. Isto porque, assimilar os conteúdos e compreender as “armadilhas” das provas não acontece da noite para o dia. Em concursos de alta complexidade, mesmo uma pessoa com ótimo rendimento nos estudos pode demorar até alguns anos para conquistar a aprovação.

Além de manter-se focado e persistente, é ideal que o candidato descubra os eventuais fatores que estejam atrasando sua evolução.

Veja, a seguir, alguns erros mais comuns que te impedem de passar em concurso e como evitá-los em 2018:

1- Rotina desorganizada

Quando não existe uma rotina bem-organizada de estudos, o rendimento do concurseiro sempre fica comprometido. Por isso, é necessário criar um cronograma e segui-lo à risca. Durante o horário programado para estudar, não se esqueça de desligar a TV, o celular e as redes sociais, de modo a evitar distrações.

2- Excesso de materiais de estudo

Na internet existem inúmeras fontes de estudo para concursos. Isso faz que com que alguns candidatos sintam-se “perdidos” em meio ao mar de informações. Há ainda aqueles que estão sempre em busca da apostila perfeita ou das melhores técnicas de memorização. Além de desperdiçar tempo, essa atitude pode acabar trazendo a sensação de que o estudo está sempre incompleto. O ideal, portanto, é buscar um curso online para concurso que forneça todas as disciplinas, questões práticas, explicações objetivas e suporte de professores especialistas.

3- Estudos muito complexos e/ou pouco objetivos

Alguns concurseiros insistem em se aprofundar excessivamente em cada conteúdo, buscando deduzir fórmulas ou descobrir a origem dos conceitos. O resultado disso são resumos intermináveis espalhados pela mesa e a assimilação de informações desnecessárias, que não permitem o avanço dos estudos.

Nesses casos, é importante lembrar que um concurso público não é uma “tese de doutorado”, ou seja, você não precisa saber absolutamente tudo sobre uma disciplina para passar na prova. Ne verdade, é necessário saber o essencial para marcar as alternativas corretas no grande dia.

4- Ritmo acelerado demais

Muitos candidatos a concursos públicos acabam se afobando na hora de estudar. Leem os conteúdos com pressa, esquecem-se de fazer esquemas mentais e atropelam detalhes importantes.

A preparação para passar em concurso público deve ser como uma “maratona”, na qual é necessário correr em um ritmo equilibrado e contínuo. É válido, porém, iniciar a rotina de estudos vagarosamente, de modo a se adaptar ao fluxo de novas informações. Depois de algumas semanas, é hora de aumentar o ritmo para que as assimilações ocorram de forma mais rápida e objetiva. Mas lembre-se: não acelere demais, nem estude em “câmera lenta”. Encontre um ponto de equilíbrio que te mantenha motivado a cada novo dia.

5- Desconhecer o “estilo” de prova do concurso

Há concurseiros que tentam a sorte sem conhecer o edital, como são as provas ou jamais terem resolvido questões de concursos anteriores. Esse pode ser um erro “fatal”, já que um dos grandes segredos para passar em concurso é conhecer de antemão como normalmente as provas daquele certame são aplicadas.

Portanto, não se esqueça de, além de estudar, conhecer o que cai nas provas de concusos para descobrir quais são os assuntos mais abordados, os formatos de enunciados e alternativas, tipos de “pegadinhas”, entre outras minúcias que farão toda a diferença em sua preparação.

Esperamos que as dicas apresentadas acima te ajudem em seu novo plano de estudos para concursos em 2018.

E lembre-se: a Aprova Concursos oferece cursos para concursos com pacotes de vídeoaulas online que podem facilitar sua aprovação para o cargo que você sempre sonhou.

Feliz Ano Novo! Te esperamos em 2018!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *