Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso público: como escolher o que devo fazer

Publicado em 18 de dezembro de 2017 por - Comentar

concurso públicoHoje vamos dar dicas para você que ainda não sabe como escolher um concurso público que deseja fazer. Muitas pessoas escolhem o concurso pela estabilidade e pelo salário oferecido e esquecem de pensar em como será o dia a dia no trabalho.

O servidor público precisa, sim, trabalhar bastante. Então você também precisa pensar, antes de fazer a sua inscrição em um concurso público, em diversos fatores que podem, depois da sua aprovação, fazer você querer desistir da sua vaga.

Veja a lista de itens que preparamos para que você verifique antes de se inscrever no próximo concurso público:

– Afinidade com as funções do cargo escolhido

Você precisa saber quais as suas futuras tarefas para ter certeza se realmente gosta e se irá se sentir bem ao trabalhar com elas. Por exemplo, se você não gosta de matemática, mas escolhe um cargo administrativo que é responsável por orçamentos, contas a pagar, ou outras atividades dessa área, você vai acabar se frustrando.

– Local de trabalho

O local onde você provavelmente irá trabalhar é de fácil acesso? A estabilidade e o salário melhores compensam as horas que você vai passar no trânsito ou no transporte coletivo? Avalie essas questões antes de concorrer à vaga.

– Carga horária de trabalho

Alguns cargos exigem que o servidor trabalhe em finais de semana, durante a noite ou até mesmo durante durante mais de um dia seguido. Confira a carga horária e também os horários de trabalho para saber se você conseguirá cumprir o exigido.

– Salário adequado

O salário não deve ser o principal fator de decisão, mas deve sim ser levado em consideração. Faça um planejamento financeiro para o seu futuro e veja se o cargo que você vai ocupar tem a remuneração adequada para o que você vai precisar.

– Benefícios

Alguns concursos oferecem inúmeros benefícios que podem fazer muita diferença para a composição da sua renda. Se você considerou o salário muito baixo para o que você espera, confira os benefícios para saber se eles compensam a diferença.

– Possibilidade de crescimento

Os concursos regidos pela CLT normalmente oferecem oportunidades de crescimento sem a necessidade de realização de um novo concurso público. Os de regime estatutário geralmente promovem novos concursos. Então avalie o que você espera da sua carreira.

– Disponibilidade para mudanças

Ao se inscrever, verifique em qual cidade serão lotados os novos servidores. Veja se você terá condições de mudar de cidade ou de ir e voltar diariamente caso seja longe do seu domicílio atual.

Lembre-se: o cargo público, muitas vezes, é para a vida toda. Então, escolha muito bem o concurso que você deseja fazer. Assim, você terá um bom salário, com a estabilidade esperada e ainda, fazendo o que gosta.

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *