Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Atualidades 51 – Futebol

Publicado em 5 de dezembro de 2017 por - Comentar

Aprova Atualidades 51: “Futebol” confira!

Aprova Atualidades 51 no ar! Hoje a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata falam sobre o futebol como parte da cultura brasileira.

Vale muito a pena assistir e ficar cada vez mais por dentro das atualidades.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 51. Confira!

Complexo de vira-latas – Nelson Rodrigues

Texto extraído do livro “As cem melhores crônicas brasileiras”, editora Objetiva, Rio de Janeiro (RJ), p 118/119, e ao  livro “À sombra das chuteiras imortais: crônicas de chutava”, seleção de notas de Ruy Castro – Companhia das Letras – 1993.

Brasil leva 7 x 1 da Alemanha e sofre a sua pior derrota na história

Notícia publicada em 08/07/2014 – No País do Futebol, a Alemanha, que vai à sua oitava final de Copa do Mundo, deu uma aula. Jogou com uma organização impressionante, disciplina tática, troca de passes, marcação sob pressão e, principalmente, determinação. Do outro lado, faltou gana à seleção brasileira no primeiro tempo, quando ainda era possível evitar, senão a derrota, pelo menos um vexame.

Brasil fica no Grupo E da Copa do Mundo 2018 e estreia contra a Suíça em Rostov

Notícia publicada em 01/12/2017 – A Fifa realizou nesta sexta-feira o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018. A Rússia, que estava no pote 1 por ser a anfitriã do torneio, ficou no Grupo A ao lado de Arábia Saudita, Egito e Uruguai. O jogo de abertura entre russos e sauditas, no dia 14, será em Moscou. A seleção brasileira caiu no Grupo E e faz sua estreia no dia 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, dia 27 de junho.

Futebol – Chico Buarque

Canção de 1989 – Para Mané, Didi, Pagão, Pelé e Canhoteiro.

Clique aqui e confira a letra na íntegra.

Revista Bravo! – Literatura & Futebol

Edição da Revista Bravo! Especial Literatura e Futebol, organizada pelo jornalista e escritor Marcelo Moutinho. A publicação reúne 18 crônicas, contos e poemas, assinadas por autores de diferentes gerações, sobre o futebol em seus mais diversos aspectos.

Clube sem futebol feminino ficará fora da Libertadores a partir de 2019

Notícia publicada em 26/01/2017 – A partir de 2019, os clubes de futebol do Brasil que não tiverem um time feminino disputando competições nacionais estarão proibidos de disputar a Copa Libertadores. Esta é uma das principais exigências do regulamento de licenciamento de clubes da CBF, que foi apresentado nesta quinta-feira aos clubes.

Universo do futebol – Roberto DaMatta

De autoria dos antropólogos Roberto DaMatta, Luiz Felipe Baêta Neves, Arno Vogel e Simoni Lahud. Painel sociológico dos significados e formas de representação simbólica contidos no fenômeno do futebol, incluindo sua perspectiva estética. Quatro antropólogos sociais apresentam uma visão crítica que é inédita e desmistificadora, ao abordarem um tema muito pouco freqüente no campo da reflexão intelectual. Ilustrado com diversas reproduções a cores de pinturas executadas pelos mais importantes artistas brasileiros, em torno do tema do futebol, entre os anos de 1914 e 1982.

Barbosa – curta “Os Gaúchos”

Homem atormentado pela derrota da Seleção Brasileira de Futebol diante do Uruguai, na decisão da Copa do Mundo de Futebol de 1950, consegue voltar no tempo para tentar evitar o segundo gol uruguaio. (Documentário, Ficção – Brasil – 1988)

Meia encarnada dura de sangue – Brava Gente

Episódio da série “Brava Gente” baseado no conto de Lourenço Cazarré, roteiro de Jorge Furtado e Guel Arraes.

O Drible – Sérgio Rodrigues

Craque no jogo de vozes narrativas, Sérgio Rodrigues conta um drama entre pai e filho, recupera episódios sombrios da história recente do país e faz uma celebração do futebol raras vezes empreendida na literatura brasileira.

O sentimento que une Brasil, Alemanha e Argentina e o clube que tornou uma cidade famosa no mundo inteiro 

Chapecoense consegue colocar rivais lado a lado e fez Chapecó ser conhecida mundialmente. A Chape uniu rivais no Brasil no último ano, por conta de toda a comoção pelo acidente, e também todo o planeta, que se uniu em uma onda de solidariedade. Barcelona e Real Madrid, por exemplo, entre outros “inimigos”, se juntaram para homenagear o Verdão do Oeste. E Wolfrum, de certa forma, simboliza essa união de rivais causada pela Chape.

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *