Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Atualidades 50 – Foro privilegiado no Brasil

Publicado em 28 de novembro de 2017 por - 2 Comentários

Aprova Atualidades 50: “Foro privilegiado no Brasil”, confira!

Aprova Atualidades 50 no ar! Desta vez a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata falam sobre o foro privilegiado no Brasil.

Vale muito a pena assistir e ficar cada vez mais por dentro das atualidades.

Nos links abaixo você fica ainda mais bem informado sobre o assunto falado pelos professores no Aprova Atualidades 50. Confira!

Mudanças no foro

Já estava constituída no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ampla maioria de votos em favor de mudar as regras do foro privilegiado, em sessão na quinta-feira (23).

Mexer no foro abala o estamento

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) mexeu no vespeiro ao propor a limitação do foro privilegiado. Expor centenas de parlamentares a julgamentos na primeira e segunda instâncias , com o seu eventual encarceramento, desloca pedra básica da construção estamental brasileira.

A quem interessa a restrição do foro privilegiado

De Claudio Weber Abramo, ex-diretor executivo da Transparência Brasil:

Não é o que parece. Diferentemente do que imaginam os cultores da “cidadania”, a possibilidade de se restringir o privilégio de foro a alguns poucos agentes e de deixar de fora senadores, deputados, ministros etc. conforme se discute no Supremo Tribunal Federal não resultará em melhoria na distribuição da justiça.

Desaforo à democracia

Coluna do Hélio Schwartsman, bacharel em filosofia: “Estou entre aqueles que veem alguma lógica na existência do chamado foro privilegiado. Ao menos em teoria, ele serviria para evitar que autoridades fossem tanto beneficiadas como prejudicadas por decisões politicamente motivadas proferidas por juiz singular.”

Da ciência política à economia, autor amplia alcance da teoria darwinista

Nada na biologia faz sentido sem a ajuda da teoria da evolução. Da diversidade de espécies na Era do dos Dinossauros às variações da cor de pele entre humanos, tudo o que diz respeito ao funcionamento da vida pode ser iluminado pelas ideias do naturalista britânico Charles Darwin – e a validade de suas teses do século 19 tem se estendido cada vez mais para outros ramos do conhecimento.

Edições anteriores do Aprova Atualidades

Veja também as edições anteriores do Aprova Atualidades ou, se você já viu, não perca a oportunidade de assistir novamente e ficar muito bem atualizado. Assinando nosso canal no YouTube você saberá sempre em primeira mão quando uma nova edição for disponibilizada.

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ASSISTA AO APROVA ATUALIDADES QUANTAS VEZES QUISER!

Tem sugestão de temas? Gostaria de ver algum assunto específico sendo abordado? Então escreve nos comentários! Quem sabe a Profª. Cleuza Cecato e o Prof. Guilherme Shibata usam o tema que você sugeriu nas próximas edições?

Semana que vem tem mais Aprova Atualidades, sempre com os assuntos mais comentados no Brasil e no mundo, para te deixar muito bem informado.

Não esqueçam que agora o programa é toda terça-feira hein!

Esperamos por você! Até semana que vem!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Paulo Maciel

    Parabéns pela brilhante ideia de fazer comentários a respeito de temas tão importantes ora discutidos nos bastidores dos poderes legislativos do brasileiro.

  • Germane Val de Melo

    Boa Noite a todos que fazem parte do super Blog “Aprova Concursos” é com imenso prazer que receberei notícias e comentários e também darei sugestôes de Temas de relevantes e interesse de muitos blogueiros.Obrigada por participar!

    Atenciosamente,

    Germane Val de Melo

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *