Você já deve ter escutado outras pessoas dizerem que trabalhar e estudar para concursos é algo impossível. Mas isso não é verdade, saiba como equilibrar as duas coisas para se dedicar na conquista de uma vaga de servidor público.

Trabalhar e estudar não lhe impede em nada de prestar um concurso público e ter chances de passar. O que pode te impedir de ser aprovado é não ter força de vontade e disciplina para alcançar seus objetivos. Veja algumas dicas para conciliar trabalho e estudos:

Planeje sua rotina de estudos

Por exemplo, se você trabalha das 8h às 18h, use os intervalos de maneira programada para resolver questões ou revisar a matéria. Se usa transporte público para se deslocar, utilize esse tempo para leituras mais simples, que não exigem tanta concentração. Parece pouco mas se você estudar 30 minutos nesse trajeto todos os dias em um mês terá estudado 10 horas a mais (considerando 20 dias de trabalho).

Não leve trabalho para casa

Mesmo que você não tenha terminado as tarefas do trabalho, não leve nada para finalizar em casa. Fique até mais tarde para resolver todas as pendências, mas não confunda seu local de estudo com seu local de trabalho. Seu cérebro precisa entender e se habituar a sua nova rotina. Deixe todos os problemas do trabalho para trás e concentre-se no que realmente importa nesse momento.

Não perca o foco

É comum ver pessoas que ao trabalhar e estudar para concursos desistirem depois de um certo tempo. Muitos culpam o cansaço e a falta de tempo pela desistência do concurso público. Mas o motivo está na perda do foco, se você continuar focado em alcançar a sua aprovação no concurso, nada será forte o bastante para lhe tirar desse caminho, nem mesmo o cansaço ou a falta de tempo. Tenha determinação e força de vontade, a dor, o cansaço, a falta de tempo são fatos passageiros, mas o cargo público é para sempre.

Prefira cursos on-line a cursos presenciais

Se a falta de tempo é algo que já te impede de estudar os assuntos que serão cobrados no concurso, então a dica para resolver esse problema é fazer um curso on-line. As preocupações com tempo perdido no trânsito acabam, e só isto pode ser fator primordial para escolha de um curso on-line.

Pense nas pessoas que ama

Se você trabalha demais e julga ter pouco tempo, pense na qualidade de vida que poderá dar a pessoas que ama e o quão importante será a sua aprovação para sua família. Mas isso dependerá do seu sacrifício.

Com informações do DOL

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *