Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dica Cultural – O Conto da Aia

Publicado em 16 de novembro de 2017 por - Comentar

o conto da aia Sucesso no Aprova Lendo quando foi sugerida pelo professor Guilherme Shibata, a dica cultural desta semana pode ser literária ou televisiva. Você escolhe!

Falaremos hoje sobre o livro “O Conto da Aia”, de Margaret Atwood e também da sua versão adaptada para a TV “The Handmaid’s Tale”, do serviço de streaming Hulu.

 

Escrito em 1985, o romance distópico “O Conto da Aia”, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas dos mais vendidos em diversos países.
A ficção futurista de Atwood é ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo.

História

O Conto da Aia/Handmaid’s Tale é centrado em Offred. Ela perdeu a filha e o esposo para a República de Gilead, que já foi chamada de Estados Unidos. Ao ser capturada pelo novo sistema formado por um grupo cristão fundamentalista, ela se torna uma aia e passa a ser estuprada para gerar filhos ao seu senhor, um comandante do alto escalão do governo.

Tanto o livro quanto a série surpreendem por trazer à ficção especulativa temas que são muito relevantes no século 21, como a opressão feminina e o fundamentalismo cristão na política. Vale a pena conferir!

A série “The Handmaid’s Tale venceu os prêmios de Programa do Ano e Série Dramática no TCA Awards e 8 prêmios Emmy, incluindo Melhor Série Dramática, em 2017.

 

Fique por dentro do Conto da Aia!

Para que você possa entender algumas referências da série como os códigos de vestimenta, concepção forçada e a esterilidade, separamos uma matéria produzida pela Folha de São Paulo, em que a própria autora explica seus antecedentes. Confira aqui.

 

ESTUDE COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *