Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

O que e como estudar para passar no ENEM 2017

Publicado em 26 de outubro de 2017 por - Comentar

como estudar para o enem 2017

Acompanhe nossas dicas para o ENEM 2017

Quer passar no ENEM? As provas estão chegando e preparamos dicas de quais os principais assuntos e como estudar para o ENEM.

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro e, de acordo com o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais de 7,6 milhões de brasileiros estão inscritos para o exame, número abaixo do que em 2016, quando foram registrados 9,2 milhões de concorrentes.

Comparando com anos anteriores, o Enem 2017 não apresenta mudanças muito significativas. A única alteração ficou por conta do fim da gratuidade da isenção da prova por meio de autodeclaração. Somente estudantes que entraram com recurso junto ao Ministério Público Federal ou aqueles que se encaixam nos pré-requisitos da isenção automática terão o benefício.

O Exame Nacional do Ensino Médio torna-se gratuito apenas em três situações: quando o aluno termina o ensino médio em escola pública no ano que prestará o exame, quando o inscrito se encaixa na Lei 12.799/2013 que beneficia famílias com renda igual ou inferir a 1,5 salários mínimos, também para inscritos onde a renda família é de até 3 salários mínimos e está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Enem está cada vez mais disputado

Outro dado divulgado pelo Inep foi sobre o perfil dos estudantes. A grande maioria dos inscritos é de pessoas que terminaram o ensino médio antes de 2017. Isso representa 59,3% do total de inscritos.

Esses dados mostram o quanto o Enem vem exigindo mais dos estudantes a cada ano. Por ser uma prova decisiva no ingresso de muitas universidades pelo país, é importante saber o que estudar para o Enem e, principalmente, como estudar para o Enem 2017. Além de cursos preparatórios para o ENEM, algumas outras dicas ajudam muito na sua organização e preparação. Quer saber quais são? Preparamos este post com dicas para você! Veja.

o que estudar para o enem 2017

O que estudar para o Enem 2017

Ter um direcionamento sobre o que cairá na prova ajuda não apenas no dia da seleção como na sua nota do Enem 2017. Dessa forma, o processo fica menos cansativo e o aluno consegue resolver as questões com mais facilidade e agilidade.

Além dos conhecimentos comuns, que envolvem as matérias escolares tradicionais, existe toda aquela abordagem de correlacionar temas atuais com conhecimentos específicos. Assuntos relacionados às Ciências da Natureza provavelmente serão muito discutidos no Enem 2017. Recentes descobertas das Leis da Física, alterações sofridas no meio ambiente, desastres naturais e outros assuntos ligados à Biologia, Física e Química precisam ser estudados.

Já quanto às Ciências Humanas e Tecnológicas, o conteúdo abrange muito conhecimento de História e Geografia. A expectativa é que caiam questões relacionadas aos casos de migração de refugiados de países em guerra e em caos político, principalmente da Ásia, Mundo Árabe e norte da África para a Europa.

Assuntos recentes relacionados à política brasileira também são de importância na hora de estudar para o Enem 2017. Passamos por um ano bastante movimentado no setor político e isso com certeza será cobrado em prova. Outro assunto importante é a relação que os impactos de movimentos culturais realizaram em nossa sociedade.

Na Matemática e na prova de Linguagens os conhecimentos específicos são cobrados de uma forma bem mais descontraída e prática. Situações do cotidiano pedem que o aluno aplique assuntos como cálculo simples, probabilidade, porcentagem, interpretação e compreensão de texto e períodos literários.

Para dominar os assuntos acima e todos os outros que estão no edital do Enem 2017 é preciso dedicação.  Se você não sabe como estudar para a prova, o tópico abaixo traz dicas fáceis e muito boas!

ESTUDE COM O APROVA NO ENEM
Para mais informações ligue 0800 725 8888

Como estudar para o Enem 2017

Até o dia da prova do Enem 2017 é preciso manter uma certa disciplina de estudos. Principalmente para aqueles inscritos que estão estudando em casa, saber como estudar para o exame é importante. Sabendo disso, listamos algumas dicas que ajudarão você a se preparar melhor para o Enem.

Mas se você ainda quer reforçar seus estudos ainda dá tempo de fazer um curso online para a prova do ENEM.

Prepare o seu cantinho de estudos

Qualquer estudo exige atenção. Estar em um lugar que não favorece a sua concentração vai provavelmente prejudicar o seu rendimento. Prepare o seu cantinho de estudos com uma boa iluminação, pouco ou nenhum barulho externo, que seja arejado e confortável.

Faça pausas

Sabemos que há uma pressão natural sobre a prova, mas é preciso descansar a sua mente. O cérebro cansado não absorve o que deve e isso também prejudica você. Todo mundo tem mais capacidade de aprender quando está com a mente fresca. Portanto, programe-se para fazer pausas entre uma matéria ou outra ou em um intervalo de tempo médio.

Nesse intervalo evite fazer algo que traga cansaço também. O ideal é que você tire uma soneca, escute uma música relaxante e que gosta, converse um pouco com sua família ou amigos, faça uma refeição saborosa, entre outras opções.

Leia bastante

Como citamos anteriormente, o Enem 2017 segue a mesma metodologia dos anos anteriores. As provas apresentam questões de conhecimento específico, mas sempre relacionadas a fatos cotidianos. Quando você pratica mais a leitura, passa a conhecer mais sobre o que acontece no Brasil e no mundo e, consequentemente, lembrará mais facilmente na hora da prova do Enem.

Outro grande benefício da leitura é a melhor interpretação e compreensão de texto. A sua escrita também melhora consideravelmente e isso é um ponto importante na hora da redação.

Faça exercícios direcionados e provas de exames anteriores do ENEM

Essa última dica é, talvez, a que mais trará expertise para você na hora de fazer as provas do Enem. Os exercícios direcionados ajudam a treinar o que você já vem estudando. Resolver questões de provas anteriores também trazem um conhecimento bem importante. Além de saber como são aplicadas as questões, você conhece quais os assuntos que são mais cobrados na prova.

Bom, agora que você já estudou para passar no ENEM, é só esperar o dia da prova! Aproveite todas as dicas acima!

Lembre-se de chegar no local da prova do Enem com bastante antecedência e relaxar sempre!

Ficou alguma dúvida? Comente!

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E SAIBA MAIS SOBRE O ENEM 2017!

Acompanhe mais notícias e dicas sobre o ENEM no blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *