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Listas: organize-se ao estudar para concursos públicos

Publicado em 17 de outubro de 2017 por - Comentar

listasÉ surpreendente a quantidade de pessoas que usam listas para gerenciar a vida. Fazer listas cumpre várias funções; além de ferramenta de administração do tempo, elas também são um modo de se concentrar e organizar pensamentos e atividades.

Depois, há o sentimento de satisfação quando riscamos os itens conforme cada um deles é abordado e resolvido. As listas são estimulantes, podem ser classificadas como mapas da mente.

É possível desenhar setas e círculos de um item a outro, o processo de fazê-las auxilia na clareza e ajuda a reduzir o estresse. Por exemplo, você pode começar nas noites de domingo, fazendo uma lista dos afazeres que pretende cumprir durante a semana.

Depois, é possível transformar as listas em uma planilha mensal que me permite ver de uma só vez os eventos importantes. Também é interessante organizar uma lista específica para cada dia, com as tarefas, quando cabível, divididas em passos e por prioridade.Em “A vertigem das listas” o escritor Umberto Eco afirma que a mente ocidental tem predileção por classificar e catalogar. “A ideia da lista, inventário ou registro está profundamente arraigada em nossa civilização ocidental e muitos absorvem a prática inconscientemente, sem deliberação nem propósito”, observa ele.

Oura possibilidade é montar listas no smartphone, assim você as consulta onde estiver. Aproveite o avanço da tecnologia, para aumentar sua eficiência. As listas impedem que você deixe as coisas para depois e ajudam na concentração.

Os benefícios das listas

  • Lembrar o que precisa fazer.
  • Ajudar a atribuir prioridades, racionalizar e organizar os pensamentos.
  • Aliviar o estresse e fazer a mente se concentrar.
  • Evitar a procrastinação.
  • Sensação de dever cumprido ao riscar as tarefas cumpridas.

Como criar listas eficazes

  • Decida onde, quando e com o que vai escrever sua lista.
  • Escreva num caderno só para isso ou num equivalente tecnológico, como aplicativos de celular.
  • Decomponha os projetos em passos menores.
  • Anote todas as tarefas que precisa cumprir.
  • Dê prioridade aos passos na ordem de importância, com os mais urgentes primeiro.
  • Risque ou marque as tarefas ao serem feitas.
  • Destaque as tarefas não terminadas.

Com informações da Revista Seleções.

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