Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Yago Candeia Antunes: “Passei no Concurso PM PB, PM PE e PC PE”

Publicado em 11 de outubro de 2017 por - 4 Comentários

Aprovado no Concurso PM PB, PM PE e PC PE

Cargo: Soldado. Ano: 2014

1 – Sou de Patos, Paraíba. Tenho 23 anos. Sou formado em Direito pela FIP. Decidi estudar para concurso público porque vi que a área da advocacia está muito saturada. Vejo muitos advogados, principalmente os que se formaram de uns 5 anos pra cá, ganhando pouquíssimo. Aqui na minha cidade, o maior salário que um escritório paga a um advogado é 2.000 reais por mês, ou seja, qualquer concurso de nível médio paga melhor.

2 – Eu comecei a estudar para concurso público em 2013, quando ainda estava no início da faculdade, praticamente. Estudei para um concurso do IFPB, mas não passei. Não desisti, e no ano de 2014 estudei para o concurso da PMPB (escolhi o cargo de BM, mas o concurso era o mesmo), fiquei na posição 41 (eram 27 vagas, mas chamavam o triplo para o TAF, ou seja, 81). Bom, naquela história de sempre chamarem uma segunda turma, fiquei animado e fui fazer as demais etapas, sendo aprovada em todas, porém, minha turma nunca foi chamada.
Assim, fiquei esperando “o chamado” do governador da 2ª durante o final do meu curso (me formei em dezembro de 2015), o que não aconteceu. Diante disso, eu comecei a trabalhar em janeiro do seguinte ano (2016), ficando apenas na espera da bendita 2ª turma. Trabalhei até o dia 02 de março, que foi quando o supermercado do meu pai foi assaltado, e eu estava no caixa na hora, um dos bandidos veio até mim, apontou a arma na minha cara e me mandou passar todo o dinheiro. Após esse dia, disse a meus pais que não iria mais trabalhar e iria ficar apenas em casa estudando, o que, de início, não foi muito bem aceito. Mesmo assim, segui com a ideia e logo eles se acostumaram e me apoiaram. Fiquei estudando as matérias básicas e revisando direito, até que surgiu o edital do concurso da PMPE e a notícia de que também sairia o concurso da PCPE.
Decidi, então, focar nos 2 concursos ao mesmo tempo. Estudava pela manhã para a PMPE, cerca de 4 horas. E a tarde e a noite, estudava para a PCPE, por cerca de 6 horas. E acabei tendo a felicidade de ser aprovado, dessa vez dentro das vagas, nos dois concursos. Na PMPE fiquei na posição 589, acertei 46 questões das 60, enquanto na PCPE fiquei na posição 52, acertando 50 das 60 questões e tirando 19.72, de 20 pontos possíveis, na redação.
Ah, e eu dedicava tempo mais ou menos igual a todas as matérias, porque, atualmente, concurso está muito concorrido, ou você é bom em todas as matérias, ou vai “rodar”! Então, o candidato tem que acertar muitas questões em todas as disciplinas.

3- Eu buscava sempre me manter motivado olhando para meu saldo bancário, hahahaha. Não é muito legal você ficar sem dinheiro. O que mais desmotiva é o fato de você ver seus amigos saindo para se divertir e você tendo que ficar em casa estudando. Outra coisa que é desmotivante é você querer sair com sua namorada para um canto bacana e não poder ir por falta de grana.
Então eu me motivava na força de vontade mesmo, buscando uma mudança de vida e de vez em quando olhando a remuneração no edital, hehe.

4 – Meus maiores vícios são jogar futebol e jogar videogame, passei praticamente 2 meses sem fazer nenhuma dessas 2 atividades. E eu realmente sou apaixonado por futebol e videogame, desde criança. Então essa parte é bem difícil, ter que abdicar. Mas é melhor abdicar disso durante uns meses e ter sua estabilidade financeira garantida do que passar o resto da vida sendo pobre.
Eu nem considero isso um sacrifício tão grande. Pra mim, sacrifício é ter que acordar 4h da madrugada para ir cortar cana-de-açúcar no canavial. Sentar a bunda na cadeira e estudar é obrigação!

5 – Eu namoro, mas moro com meus pais. Até pelo fato de me considerar novo pra casar ainda, hahahaha! Minha namorada sempre me apoia muito, ela é bem compreensível quanto a essa questão de estudos, até porque ela também está cursando uma faculdade, acaba entendendo o meu lado por passar por algo parecido.

6 – Comecei a estudar antes do edital sair, pois sabia que o conteúdo da PCPE ia ser extenso, então peguei como base o último edital da PCPE e também o da PCPB. A motivação é sempre sair da vida de um sem dinheiro para uma vida com estabilidade financeira, em que você pode realizar seus sonhos.

7 – Não tenho uma técnica específica de estudos. Apenas tento me alimentar bem e cuidar do meu corpo com algumas atividades físicas para me manter saudável, seja de corpo ou de mente. Mas uma “técnica” que ajuda bastante é sempre que terminar de estudar um conteúdo, resolver uma bateria de exercícios. Eu resolvia mais de 100 questões por dia, muitas vezes as questões já estavam repetidas, o que ajuda na hora da prova, pois você fica familiarizado com o que a banca vai cobrar.

8 – Não costumo ficar nervoso, nem na hora de fazer as provas. Quando você se prepara bem e tem a certeza de que sabe do conteúdo, não há motivos para ficar nervoso. Eu sempre mantive a rotina, acho que é um ponto primordial. Estabelecer uma rotina de estudos e cumprir. Tem que ter disciplina! Eu monto um cronograma de horários com as matérias que estudo no dia e sigo a risca.

9 – Quando você se dedica a uma coisa e tem a certeza de que é capaz de conseguir, só Deus poderá te fazer parar, mas geralmente Ele te ajuda, hehe. Sempre tem falha. Alguns dias a pessoa estuda pouco, fica com preguiça, etc. Mas nada que te atrapalhe muito.

10 – A dica que dou é acreditar em você mesmo, estabelecer uma rotina diária de estudos, com no máximo 1 dia de folga, cuidar do seu corpo – alimentação e exercícios físicos (3 dias na semana durante 1h está bom) – e deixar de comodismo. Se você quer conquistar uma boa remuneração e estabilidade financeira, não é reclamando da vida que você vai chegar lá. Objetivos se conquistam com esforço, tentativas, falhas que te ajudam a crescer, etc.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

4 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *