passar em concurso publico

Concurso público é a opção escolhida por milhares de pessoas que buscam, além de um emprego com bom salário, também segurança e possibilidade de crescimento.

Já há vários anos, é cada vez maior o número de pessoas que participam de concursos públicos em busca de estabilidade profissional e melhor remuneração. Os mais populares e desejados pelos concurseiros são os de instituições públicas (INSS, Correios), Tribunais (de Justiça, Regional do Trabalho, Regional Eleitoral), Bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Polícias (Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal).

Os candidatos de concursos públicos normalmente tem diferentes faixas etárias e perfis. Existe aquele “concurseiro profissional” que estuda para passar em concursos variados, o tempo todo, e também os menos experientes que buscam aprovação em certames eventuais ou específicos. Para estes, passar em um concurso público pode ser mais difícil, mas não impossível. Principalmente, é normal sentir nervosismo quando está diante de um concurso público importante, afinal essa disputa pode resolver a sua vida profissional e até mesmo sua aposentadoria.

Mas afinal, existe um segredo para passar no concurso público?

Aprenda como colocar essa teoria em prática na hora dos estudos. Se você se depara com alguma matéria e logo de início a considera muito difícil, esse conteúdo fará com que você vá mal na prova. Mude a maneira de ver as coisas: insista diante das primeiras dificuldades e tenha em mente que você possui potencial para entender essa disciplina. Com o tempo você assimilará esse conteúdo e tornando-o simples e fácil.

Confira também dicas comportamentais para passar em um concurso público

Passar em concurso deve ser considerado um objetivo de vida

Se quiser passar no vestibular, você deve transformá-lo no seu maior objetivo no momento. A preparação para um concurso exige uma certa dose de egoísmo. É praticamente impossível passar principalmente em concursos muito concorridos. Por isso é preciso mudar seu estilo de vida e se dedicar de corpo e alma para atingir o seu principal objetivo.

Conte com o apoio de amigos e parentes

O principal na hora de se preparar para prestar um concurso é contar com o apoio das principais pessoas que o cercam. Para começar, tente explicar que para conquistar uma vaga em um concurso público, você precisará do máximo de tempo disponível para estudar, mesmo que, para isso seja imprescindível sacrificar muitas coisas. Ter seus pais, companheiros e até mesmo filhos do lado, ajudando, é fundamental numa hora dessas, além de confortá-lo e diminuirá o estresse.

Abra mão de algumas atividades e dedique seu tempo ao estudo

Se você tem vários compromissos, não terá tempo suficiente para estudar. Abandone tudo o que puder e mantenha aqueles fundamentais para a sua saúde e descanso, como praticar um esporte, por exemplo. Busque dar um tempo nas atividades que não sejam de fato imprescindíveis.

Dicas de estudo para passar em um concurso

Todas precauções são importantes, mas o fundamental é o estudo. Estudar para um concurso exige paciência e dedicação. Existem muitas formas de estudar para um concurso, entre elas:

  • frequentar cursinhos presenciais
  • estudar em cursos online preparatórios para concursos
  • comprar livros e apostilas
  • assistir videoaulas

A preparação para as provas, certamente, é a parte mais decisiva para passar em concurso público. Para isso, é preciso começar a estudar o quanto antes. Sempre existem algumas dicas especiais que os melhores professores de cursos para concursos públicos vão te dar:

  • Dependendo do grau de exigência, troque as teorias matemáticas por fórmulas básicas e jogos de lógica.
  • Dê mais atenção ao que importa: 80% das questões de uma prova de concurso correspondem a apenas 20% das solicitações do edital.
  • Para testar seus conhecimentos e treinar para o concurso, acostume-se a responder questões de provas anteriores de concursos.

No dia da prova é bem importante que você não coloque em dúvida sua capacidade. É essencial chegar confiante ao local do teste. E mesmo que você não encontre a resposta da questão de imediato, lembre-se das suas horas de estudo e de todo o seu esforço. Nada de sentimentos negativos! Respira, inspira e não pira.

Mantenha o equilíbrio e com toda a certeza você encontrará a melhor solução que vai te ajudar a vencer e passar naquele concurso público tão desejado.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *