rotina de estudosSente aquele friozinho na barriga antes de uma prova? Ou a vontade de sair correndo e largar os estudos, quando o que você mais precisa é estudar? Saiba como não deixar que isso atrapalhe sua rotina de estudos!

1. Clareza no objetivo e motivação

Não adianta buscar motivação para algo que de fato não motiva. É necessário saber exatamente o que quer para poder seguir em frente com a rotina de estudos. Pessoas sem planos e metas definidos podem viver sem rumo e acabar sendo comandadas pelas circunstâncias ou escolhas de terceiros. A motivação também está diretamente ligada aos objetivos. Defina objetivos e metas para alcançá-los, pense nas pessoas que você admira e no motivo da sua admiração. Pergunte-se: “O que eu quero?”, “Por que eu quero?” e “Como pretendo chegar lá?”. A motivação fará você começar, mas o hábito é o que faz você continuar. Persista no mesmo comportamento durante uns dois meses pelo menos. Após esse tempo, se tornará automático. Manter a rotina dos estudos será fundamental para atingir seus objetivos.

2. Forma de aprender

Há diferentes formas de aprender: por exemplo, alguns possuem memória mais auditiva, outros mais visual. Descubra qual é a melhor para você e estude gravando áudios dos conteúdos, cole cartazes nas paredes ou ensinando o que aprendeu para a família, amigos, etc. E, caso tenha dificuldade de se concentrar quando há distrações no ambiente, isole-se desligando o celular e a TV.

3. Organize o tempo

Organize um plano de estudos de acordo com o tempo e o conteúdo que precisa ser estudado. Faça um cronograma com todas as atividades diárias, desde quando acorda até a hora de dormir. Defina conteúdos para cada dia e quanto tempo levará para cada um. Dedique mais tempo para aqueles conteúdos que são mais relevantes ou que tem mais dificuldade.

4. Cuidado com emoções negativas

O friozinho na barriga é resultado das suas emoções e dos seus pensamentos. Ao pensar em algo ruim, sentimos emoções desagradáveis, como medo e ansiedade. O problema não é sentir emoções, mas sim quando pensamos em algo que não é verdade, mas acreditamos que seja. O que pode estar por trás da ansiedade em relação aos estudos e às provas são pensamentos de incapacidade e de inferioridade. E pensamentos não são fatos, então enfrente o medo e desafie seus pensamentos. Acreditar em si mesmo, lembre-se de não se comparar com os outros, cada um tem a sua trajetória.

Com informações da Revista Galileu

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *