Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Videoaulas ou apostilas para concursos: qual a melhor estratégia?

Publicado em 22 de setembro de 2017 por - Comentar

Nível do concurso e perfil do candidato devem ser levados em conta na hora de escolher o método de estudo entre videoaulas e apostilas de concursos públicos.

Estudo contínuo, foco e determinação. Quem estuda para passar em um concurso público sabe que esses são os requisitos essenciais para alcançar o sucesso. Porém, com tantas metodologias de ensino, fica difícil eleger a melhor forma de começar a estudar. Afinal, há desde videoaulas e cursos online, até aulas presenciais particulares e/ou em grupo, apostilas impressas para concursos públicos e outros formatos.

Qual a melhor forma de estudar para concursos?

Não existe certo ou errado durante a escolha da estratégia para os estudos, e sim a opção que mais combina com cada candidato e seus respectivos objetivos. Cargos de nível médio exigem uma complexidade de conteúdo menor do que aqueles de nível superior, por exemplo. Outro fator que deve ser levado em conta é o prazo disponível para os estudos: caso o concurso público desejado já esteja com a data da prova marcada para um futuro próximo, os estudos devem ser ainda mais intensificados.

Os perfis de aprendizado também devem ser considerados na hora de começar a estudar para concurso. Com suas particularidades, essas personas são divididas em quatro:

  • Auditivos – pessoas que se identificam mais com sons e gostam de ouvir com atenção o que outros falam. Alunos preferem estudar ouvindo as lições e repetem as informações em voz alta para memorizar;
  • Cinestésicos – pessoas que preferem atividades físicas e costumam se comunicar por gestos. Alunos que desenvolvem atividades práticas como se mover, tocar em alguma coisa, durante o do aprendizado.
  • Textuais – pessoas que gostam muito de ler e de escrever e se comunicam bem tanto pela escrita quanto pela fala. São alunos que buscam novas maneiras de aprender e costumam misturar diferentes técnicas de aprendizado.
  • Visuais – pessoas tem mais familiaridade com cores, desenhos, imagens e visualizam tudo que leem ou veem. Esse tipo de aluno aprende mais lendo textos e vendo gráficos, diagramas, imagens e mapas mentais para fixar o material.

De acordo com cada perfil, é importante que o candidato a uma vaga pública procure estudar para concursos públicos utilizando o material de sua preferência. Para os auditivos, os e-books e podcasts são ideais; para os cinestésicos, a dica são as aulas presenciais e teóricas; já os textuais são adeptos dos livros impressos e apostilas para concursos; e os visuais se dão bem com videoaulas e cursos online.

videoaulas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na dúvida entre os cursos online e as apostilas para concursos públicos? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a se decidir pela melhor opção:

Videoaulas para concursos

Um dos métodos de estudo mais indicados são as videoaulas online. Essa estratégia sai na frente por oferecer praticidade, já que podem ser acessadas de qualquer lugar, via computadores, smartphones e tablets. Outro benefício é que elas podem ser acessadas diversas vezes, otimizando o tempo de estudo através de uma forma muito mais dinâmica através da visualização dos conteúdos personalizados de acordo com as matérias exigidas nos concursos.

O tempo de estudo para o concurso é outro fator que influencia na hora de escolher a forma de se preparar. É sabido que o tempo médio necessário em cursos presenciais ou mesmo para quem vai estudar utilizando apostilas para concursos, é de pelo menos 1 a 2 anos para se preparar bem e de forma competitiva. Como normalmente os candidatos aguardam a publicação do edital do concurso, o tempo disponível para preparação se torna bem menor, em torno de 4 meses até o dia da prova. Nesse caso, as videoaulas online para concursos são recomendadas, pois o conteúdo focado no que realmente cai na aprova e sua dinâmica torna o aprendizado do candidato muito mais eficiente do que aquele que escolheu utilizar apostilas para concursos que, algumas vezes, chegam a ter 5.000 páginas, sendo impraticável percorrer todo conteúdo nesse prazo.

Apostilas para concursos

Uma das estratégias mais antigas e econômicas para estudar para concursos, as apostilas de bancas de jornal ou de sites da internet também são o pontapé inicial de muitos concurseiros. Apostilas para concursos são o primeiro contato com o universo dos concursos públicos principalmente daqueles concurseiros que têm um objetivo definido mesmo que a longo prazo. Por exemplo, o candidato que pretende passar em um concurso público específico e que tem mais tempo para se preparar, tem condições de encarar o estudo com apostilas para concurso que normalmente têm um conteúdo bem mais extenso.

Videoaulas ou apostilas

A verdade e que todos formatos de estudo para concursos públicos são indicados. Cada uma tem suas vantagens, mas a diferença principal é o tempo disponível para preparação.

Mais uma vez, a palavra-chave é equilíbrio. Se você tiver mais tempo de preparação ou mesmo que o seu perfil se adapte mais a determinado tipo de material, utilizar formatos diferentes agrega informação, ajuda a variar e não torna o aprendizado aborrecido. Nesse caso, é importante que o estudo seja diversificado, combinado com livros, PDF’s, videoaulas e apostilas para concursos para otimizar os estudos e a memorização com o que cai na prova dos concursos públicos.

Seja com videoaulas ou apostilas para concursos, o candidato deve manter seu objetivo em mente e focar todas as suas energias para conquistar a aprovação no concurso público!

Acompanhe em nosso blog muito mais dicas de Concursos Abertos e Editais Publicados

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *