provas de concursos públicos

Hoje vamos falar sobre a hora mais temida dos concurseiros: o momento de fazer as provas do concurso público.

Você estuda, se prepara, passa horas revisando conteúdos e treinando a redação e, na hora da prova, fica perdido? Vamos te ajudar a resolver isso.

Confira nossas dicas para ter o melhor desempenho na hora de fazer a prova do concurso.

Fique calmo

A primeira coisa que você precisa fazer ao pegar a prova é ficar calmo. O nervosismo pode ser o seu pior inimigo. E para fazer isso, basta respirar profundamente e pensar na prova como uma continuidade dos seus estudos. Ela serve para medir o seu conhecimento e para mostrar pra você se a sua preparação foi suficiente.

Não encare a prova como a sua última chance. Como sempre dizemos aqui, você deve fazer estudar até passar, e não para passar. Então, se nessa prova você não conseguir, não tem problema. Reveja os pontos que você precisa melhorar e parta para a próxima.

Comece pela disciplina que mais gosta

Depois de estar calmo, comece a prova por aquela disciplina que você gosta mais ou se sente melhor preparado. Isso vai ajudá-lo a pegar o ritmo da prova. Se você começar pela disciplina mais difícil vai sentir mais dificuldade, e aí o nervosismo pode voltar.

Separe um tempo para o gabarito e redação

Depois que tiver respondido todas as questões que considera mais fáceis, confira o tempo que ainda resta. Lembre-se que você precisa de um tempo para marcar as respostas no gabarito. E então divida o tempo que resta, descontando o do gabarito, para as demais questões.

Se a sua prova tem redação, o ideal é que você faça uma leitura do que será cobrado, mas deixe para fazer ela por último.

Isso porque o seu ritmo estará melhor e você também pode aproveitar conteúdos da prova para compor o seu texto.

Treine muito com provas de concursos públicos

E qual o segredo para conseguir responder todas as questões do concurso, fazer a redação e ainda preencher o gabarito no curso espaço de tempo proposto? Treino. Isso mesmo. Treine muito. Pegue provas de concursos anteriores e tente resolvê-las no mesmo tempo de duração proposto no edital. E faça isso sem interferências e interrupções, para que você possa ter uma real noção do tempo que vai levar para responder todas as questões.

Sabendo quanto tempo você demora fica mais fácil se organizar na hora de resolver a prova oficial e também te ajuda a manter a calma. Quanto mais controle você tiver da situação e do tempo, melhor.

Veja mais notícias e dicas de provas de concursos no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *