Atitudes para ser aprovadoSer aprovado em um concurso público nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, pois requer muita dedicação e disciplina. E mais: algumas posturas adotadas pelos candidatos podem ser prejudiciais e afastá-los ainda mais de seus objetivos. Veja 7 atitudes para ser aprovado se tornar um servidor público!

Atitudes para ser aprovado em concursos

Atitude número 1

O concurseiro não deve apostar todas as suas fichas em um único concurso e achar que será aprovado de primeira.

Isso causa frustração e pode fazê-lo desistir diante da primeira resposta negativa. Comece a estudar sabendo que passar é um projeto de médio e longo prazo.

Atitude número 2

Na hora da inscrição, analise o grau de afinidade que você possui com o conteúdo cobrado em cada um dos diferentes cargos.

Por exemplo: se para determinada vaga o conteúdo de língua portuguesa tem um grande peso na nota final e se você sabe muito sobre essa matéria, vale a pena tentar este cargo, pois suas chances aumentam muito!

Atitude número 3

Em casa, o ideal é estudar pelo menos quatro horas, todos os dias. E mais: é necessário ter organização e objetividade, pois muitas vezes o fracasso está relacionado com a falta de metodologia de estudo do candidato.

Pessoas que se planejam e que sabem administrar o tempo possuem grande vantagem competitiva em relação aos demais.

Atitude número 4

Nunca dê ouvidos a histórias de sucesso meteórico, como as de candidatos superdotados, que gabaritaram provas ou que foram aprovados sem precisar estudar.

A grande maioria dos aprovados se esforçou – e muito – até conseguir a aprovação.

É verdade que há candidatos que passam em vários concursos ao mesmo tempo. Mas essas pessoas certamente agiram com grande obstinação para conseguir estes resultados.

Atitude número 5

Os candidatos que estudam sem respeitar as horas de descanso e algum lazer estão, sem saber, fazendo um grande mal a si mesmos. Dormir bem é fundamental para a saúde e para o bem-estar e é importantíssimo para a fixação do conhecimento.

Atitude número 6

Não se deve subestimar os conhecimentos básicos exigidos nos concursos, como Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Informática e Raciocínio Lógico. Achar que não precisa se dedicar a esses conteúdos porque já os estudou em algum momento da vida pode levá-lo a perder pontos preciosos na nota.

Atitude número 7

Não se deve descuidar do estado emocional. Candidatos com grande conhecimento podem fracassar por falta de controle psicológico e por causa do estresse.

Para evitar problemas desse tipo, como o famoso “branco” na hora da prova, vale se preparar com técnicas de ioga, meditação e relaxamento – atitudes simples que colocam seu corpo em equilíbrio.

E não se esqueça: ser capaz de reconhecer as próprias falhas e buscar corrigi-las e melhorar continuamente é o segredo de muitos vencedores. Nunca deixe de ser positivo e acreditar em si mesmo, e tenha atitudes para ser aprovado!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *