Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Ansiedade – dicas científicas para combater a doença!

Publicado em 22 de agosto de 2017 por - Comentar

ansiedadeAnsiedade é uma doença psiquiátrica que afeta grande parte da população. Segundo informações obtidas pela Revista Galileu, junto a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de pacientes que sofrem com mal: 9,3% da população apresenta os sintomas de ansiedade.

Então, para combater a doença, separamos dicas cientificamente comprovadas que podem ajudar quem sofre com ansiedade.

Ansiedade – saiba como acabar com ela!

Faça de um jeito “mais ou menos”

Geralmente demoramos muito tempo para tomar decisões quando precisamos fazer algo importante, buscamos sempre a forma mais perfeita possível. O conselho do professor Barney Dunn, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, é fazer de um jeito “mais ou menos”.

Sabendo desde o início que os resultados não serão perfeitos, a preocupação diminui e a agilidade aumenta. Isso evita a procrastinação e, uma hora ou outra, você descobrirá que não está fazendo a coisa de forma tão ruim.

Porém, não significa que o resultado realmente ficará mais ou menos, pois com menos tempo gasto enrolando, haverá mais para corrigir e melhorar o projeto. Além disso, essa técnica incentiva novas práticas e a diversão.

Não se sinta culpado

Um dos maiores problemas dos ansiosos é que têm o hábito de se cobrarem muito e de se sentirem culpados por tudo. Uma saída é tentar mentalizar que a culpa não é sempre sua e, ao se cobrar, dar uma bronca em si para relembrar que a carga do mundo não está sobre você.

A dica é postergar as preocupações, o momento de entrar pânico, com algo que você acha que mereça sua tensão. Separe dez minutos por dia para se preocupar, nada mais que isso.

Ajude o próximo

Mesmo parecendo que já existem preocupações e tarefas o suficiente, focalize as energias no próximo, ou seja, nos problemas e na vida de alguém que precise de você.

Em entrevista à The Atlantic, o neurologista Viktor Frankl afirmou que “para as pessoas que acham que não há mais nada para que viver, nada para esperar da vida… a questão é que essas pessoas precisam perceber que a vida ainda está esperando algo delas”.

Ao perceber que outro indivíduo precisa de ajuda, você se sentirá útil e terá mais motivos para continuar. Mesmo que quem esteja recebendo o apoio nunca se dê conta de sua importância, você saberá, o que é o mais importante.

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *