Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dicas para recuperar a motivação durante os estudos

Publicado em 14 de agosto de 2017 por - Um Comentário

recuperar a motivaçãoA gente sabe que estudar para concursos não é fácil e que às vezes, na metade do caminho, bate aquele desânimo.

Buscando recuperar a motivação, separamos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática no dia a dia, garantindo uma dose de ânimo.

Saiba como recuperar a motivação

 

Trace metas diárias

É claro que a sua meta principal é passar no concurso público, não é mesmo? Mas é importante que você defina uma meta diária. Ela pode ser a de assistir um número X de aulas, resolver questões, fazer revisão, ler alguma lei. O importante é traçar um plano e executar!

 

Encontre motivos para combater o desânimo

Tem dias que a gente acorda sem vontade, não é mesmo? Ou então, no meio dos estudos bate o cansaço, a preguiça, e a vontade de deixar tudo para o dia seguinte parece maior que tudo. Mas é aí que você precisa lutar. Se está difícil se concentrar e continuar, faça uma pausa. Coloque aquela música que você mais gosta, ou leia um trecho do seu livro preferido… O importante é não desanimar e voltar ao seu objetivo para conclui-lo.

 

Afaste os pensamentos negativos

Se de uma hora para outra você começa a pensar que não vai dar conta de tanto, que não consegue entender aquela disciplina, que são poucas vagas para o seu concurso, você precisa mudar o pensamento. Pensar positivo é uma escolha diária. Então, quando os pensamentos ruins aparecerem, lembre-se que seu único concorrente é você. Pense que, em pouco tempo, você estará ocupando a vaga que tanto sonha. Que você tem sim capacidade para estudar todo o conteúdo e que consegue entendê-lo, nem que para isso precise de ajuda de outra pessoa para explicar melhor. O que não vale é ficar alimentando pensamentos negativos e usá-los como desculpa para deixar os estudos de lado.

 

Gerencie o tempo

Nós já falamos aqui e diversas vezes sobre o gerenciamento de tempo e como ele é importante para a sua preparação. Mas precisamos reforçar: você precisa ter um planejamento diário para dar conta de todo o conteúdo que precisa estudar. E é você mesmo quem precisa definir o cronograma. Faça uma agenda, anote seus horários disponíveis para o estudo, divida as disciplinas nele e comece. Ninguém pode estudar por você, e ninguém melhor que você mesmo para saber quais são os melhores horários de estudo.

 

Defina seus sonhos

Parece besteira, mas uma das melhores formas de motivação é escrever num papel quais são os seus sonhos e ler isso diariamente. Isso vai te ajudar a relembrar porque você está sacrificando tantas coisas temporariamente para ter a recompensa mais tarde. Deixe esse papel colado no espelho do banheiro, no cantinho da tela do seu computador, ou até mesmo na porta da geladeira. O importante é que você o veja com frequência e lembre-se que vale a pena todo o seu esforço.

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

  • Roberto Jesus Moraes

    Ótimas dicas, algumas são muito parecidas com sugestões de minha esposa que por teimosia não estava fazendo. Comecei a praticar e já estou me sentindo mais motivado a continuar nesta árdua jornada.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *