Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso MAPA – Saiba tudo sobre o certame do Ministério da Agricultura,  que ofertará 600 vagas

Publicado em 2 de agosto de 2017 por - Comentar

Cargo de auditor fiscal federal agropecuário terá salários iniciais que ultrapassam R$ 14 mil. Confira a seguir as últimas previsões para o Concurso MAPA 2017.

Foi autorizado recentemente pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o concurso público para provimento de 600 vagas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O edital do concurso MAPA foi publicado no Diário Oficial da União no dia 19 de julho de 2017, por meio das portarias  nº 231 e 232 .

curso concurso mapa

Concurso MAPA 2017

Concurso MAPA – Portaria nº 231

A portaria nº 231 outorgou a admissão de até 300 especialistas em medicina veterinária, por tempo limitado, visando preencher vagas temporárias. O processo seletivo será realizado de maneira simplificada, sendo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ainda definirá a remuneração dos profissionais em edital específico.

O tempo de duração de contrato é estimado em um ano com possibilidade de prorrogação, caso haja excepcional interesse público. Passados dois anos da homologação do resultado oficial do concurso não será mais permitida a vigência dos contratos instituídos pela portaria em questão.

O edital com todos os detalhes e requisitos do processo seletivo, bem como a data de abertura das inscrições, será publicado em até seis meses a contar da data de divulgação da portaria.

Concurso MAPA: Portaria nº 232

A portaria nº 232 aprovou a realização de um concurso público para designação de 300 cargos de auditor fiscal federal agropecuário para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A convocação para os cargos está sujeita à existência de vagas na data de abertura do edital e à afirmativa das autoridades responsáveis conforme a adequação financeira promulgada pela Lei Orçamentária Anual e sua concordância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que exige a demonstração da origem dos recursos que serão investidos.

O  prazo para abertura do edital do certame é de até seis meses a partir da data de publicação da portaria.

Concurso MAPA tem relação com a Operação Carne Fraca

No primeiro trimestre de 2017, o Ministério da Agricultura declarou a suspensão de 33 servidores do quadro após a intervenção da Operação Carne Fraca conduzida pela Polícia Federal, que descobriu o envolvimento de fiscais em licenciamentos irregulares de indústrias frigoríficas

Logo no segundo trimestre, a Polícia Federal iniciou uma deflagração para desmontar o esquema ilegal em quatro estados, incluindo o Distrito Federal. “Há cerca de 200 pessoas (servidores do Ministério da Agricultura) envolvidas em fraudes. Essas 200 pessoas serão afastadas, por isso, vou autorizar 300 novos fiscais”, esclareceu Dyogo Oliveira, o ministro do Planejamento.

Expectativa de salários – Concurso MAPA 2017

Os profissionais selecionados pelo concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento devem exercer suas atividades em agroindústrias, instituições de pesquisas, laboratórios nacionais, campos, programas agropecuários e negociações internacionais do agronegócio. Estima-se que os salários iniciais para auditor fiscal federal agropecuário serão de R$ 14.584,00, sem contar eventuais benefícios.

CONHEÇA O CURSO PARA O CONCURSO PÚBLICO MAPA E VEJA QUE PASSAR É FÁCIL

Concurso anterior do MAPA

Em 2014, o MAPA realizou um concurso público para cargos de nível médio, técnico e superior em um total de 796 vagas.  A prova, organizada pela Consulplan, contava com questões objetivas e discursivas nos seguintes eixos disciplinares:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Conhecimentos Gerais;
  • Conhecimentos Específicos.

Além da prova, o concurso contemplou uma análise de títulos para comprovação da formação de cada candidato.

Como estudar para o Concurso MAPA

Devido aos altos salários iniciais, o Concurso MAPA terá uma concorrência acirrada. Evidentemente, apenas os mais preparados conseguirão ocupar as vagas, por isso, se você pretende se candidatar ao processo seletivo, a melhor opção é investir em um curso preparatório para o concurso MAPA 2017 antes mesmo da abertura do edital.

Além dos estudos focados nas disciplinas cobradas, é importante realizar os exercícios das provas anteriores, de modo a se habituar à estrutura do exame, aos temas mais abordados e ao “estilo” dos enunciados.

Por ser um concurso tão disputado, o indicado é que a preparação se inicie o mais rápido possível. Para isso, a melhor opção é buscar mais informações sobre cursos preparatórios para concursos públicos e escolher a melhor opção.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *