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Stress e ansiedade: veja técnicas psicológicas para lidar com eles!

Publicado em 1 de agosto de 2017 por - Um Comentário

Considerados por muitos estudiosos como os males característicos do nosso século, stress e ansiedade podem prejudicar muito à rotina de estudos dos concurseiros.

Várias as características da vida moderna podem despertar medos irracionais: a vida violenta das grandes cidades, as pressões profissionais e sociais que as redes sociais acirraram e o consumo excessivo de informação são alguns dos fatores que podem agravar sintomas de stress e ansiedade.

Sintomas como taquicardia, cansaço frequente, insônia, falta de ar, irritabilidade são característicos de quem sofre com stress e ansiedade. Mas, há várias técnicas aprovadas por psicólogos que podem ajudar a lidar melhor com eles, confira:

Estar presente

Praticar exercícios, fazer caminhadas ou mesmo ter um hobby que tome 100% da sua atenção – essas coisas focam você no momento e evitam que você pense no que poderia ter sido e não foi e nas possibilidades do futuro, coisas que costumam intensificar a ansiedade e o stress.

Respirar fundo

Retomar o controle da sua respiração pode acalmar sua mente. Respire fundo algumas vezes quando sentir que está nervoso e isso enviará ao seu cérebro a mensagem que você está calmo.

Olhar diferente para os problemas

Você pode olhar pra uma situação estressante como uma oportunidade de impressionar alguém importante no seu network. É tudo uma questão de ponto de vista. Deixe a pressão te ajudar a fazer um trabalho melhor, em vez de trazer à tona suas inseguranças.

Aceitar o que não pode mudar

Algumas coisas são o que são e lutar contra elas mentalmente, perguntando porque elas estão acontecendo com você, se culpando ou se martirizando só vão te deixar mais ansioso. Aceite que o problema é do jeito que é: deixe de pensar como poderia ter sido diferente. Há coisas que você não pode controlar.

Ocupar a mente

Mantenha-se ocupado o suficiente para não deixar o ciclo de pensamentos negativos seguir seu curso. Não adianta se estressar mais ainda, mas tente manter-se compenetrado em tarefas de alto nível de atenção e que não sejam muito chatas.

Exercitar-se

Faz bem pra sua mente e pro seu corpo, ajuda a diminuir os níveis de stress e ansiedade. Uma caminhada basta: depois de 21 minutos andando, você já sente alguns efeitos benéficos do exercício no seu organismo: mais calma, foco e disposição.

Dormir bem

Dormir bem e suficiente pode ser a solução pra muitos problemas do seu dia a dia, e não é diferente com stress e ansiedade, que inclusive causam insônia. Minimize distrações e luzes, faça do seu quarto e da sua cama um santuário do sono e esvazie a cabeça antes de dormir.

Evitar o perfeccionismo

O perfeccionismo é uma cobrança cruel e irreal e leva à depressão, ansiedade, vícios e é paralisante – especialmente quando deixamos de fazer o que queremos por medo de que não seja perfeito.

Com informações da Revista Galileu, SpringPsychCentral e StudyGs

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