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Dicas científicas para dormir melhor

Publicado em 25 de julho de 2017 por - Comentar

Dicas científicas para dormir melhorConfira dicas científicas para dormir melhor

Patrick Fuller, neurologista especialista em sono e professor da Universidade Harvard, listou algumas dicas científicas para dormir melhor e, consequentemente ter um dia mais tranquilo. Confira:

Durma e acorde na mesma hora

Deve-se manter uma rotina, ter um horário fixo para se deitar é o ideal. É importante também acordar à mesma hora todos os dias. Se você acorda mais tarde aos fins de semana, pode acabar desregulando o sono. “Quando as pessoas acordam mais tarde, elas têm menos sono e pensam que não podem dormir porque estão com insônia, quando na realidade só não está com muito sono”, disse o especialista ao site Business Insider.

Evite estimulantes após meio-dia

A cafeína fica aproximadamente seis horas no corpo após ser consumida, deve-se evitar tomar café, refrigerantes e chás que tenham a substância. A ideia é substituir essas bebidas por outras, como chás sem cafeína ou sucos.

Exercite-se de 20 ou 30 minutos por dia

O ideal é praticar entre 20 e 30 minutos de exercícios todos os dias no período da tarde ou da manhã. É muito importante não se exercitar pouco antes de dormir, já que isso pode esquentar o corpo e fazer com que os músculos fiquem “ativos”, o que poderá dificultar o sono.

Não beba álcool à noite

É comum acreditar que o álcool ajuda a pegar no sono, mas o problema é que o efeito não é duradouro. “Você poderá acabar acordado no meio da noite olhando para o teto. É um péssimo método de pegar no sono”, relata o especialista.

Prepare o ambiente da casa

Diminua a intensidade das luzes da casa quando sua hora de deitar for chegando. “Minha esposa me acha um pouco estranho porque começo a diminuir as luzes, mas sinto que isso me coloca no clima para dormir”, conta Fuller.

Largue o celular 1h antes de dormir

Distancie-se dos smartphones pelo menos uma hora antes de dormir. A luz branca que vem dos aparelhos faz o cérebro entender que ainda é dia, o que dificulta ainda mais o sono.

Lembre-se, todas as dicas são válidas, mas ninguém deve ficar obcecado com elas. Mas seguir uma rotina pode te ajudar a melhorar sua qualidade de vida. “Se tem um dia que bagunço meu planejamento não me sinto eu mesmo no dia seguinte. Me sinto muito incentivado a me manter na rotina”, conclui Patrick.

Com informações de Business Insider e Revista Galileu

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