Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Prova de concurso público: como é feita e corrigida?

Publicado em 12 de julho de 2017 por - 2 Comentários

Você que está iniciando sua caminhada para conquistar uma vaga no serviço público, sabe como é feita e corrigida uma prova de concurso público? Acompanhe todo o processo de correção de provas de concursos públicos no texto a seguir!

prova de concurso públicoProva de concurso público

Inicialmente, um órgão público abre a seleção informando à empresa que organiza o concurso quais são as habilidades necessárias para as vagas. Assim, cria-se a base para definir, com suporte de professores universitários, o conteúdo programático (temas de estudo), publicado num edital, geralmente dois meses antes da prova.
Profissionais de pedagogia e letras são responsáveis pelo planejamento que definirá número, ordem e nível de dificuldade das questões, tempo da prova de concurso público e formatos (V ou F, múltipla escolha, dissertativa, avaliação física e psicológica etc.). Além disso, é estipulado o nível de escolaridade mínimo para os candidatos.

Elaboração e revisão das questões da prova

Duas ou três bancas de especialistas – escolhidos de acordo com o conteúdo programático – elaboram as questões, exclusivas e inéditas para uso na prova de concurso público. É comum se trabalhar com mais de uma banca para aumentar o sigilo das questões serão incluídas na prova.

Em seguida, o material passa por uma revisão de item por item. Verifica-se as questões estão de acordo e abrangem todo o conteúdo programático, se cada uma é realmente inédita, se está redigida de acordo com a norma culta da língua, se é clara e de fácil entendimento e ainda se alguma alternativa não está óbvia.

As questões são misturadas em um processo informatizado, especificadas com tema, nível de dificuldade, formato e autor. Depois, são embaralhadas e selecionadas por um software, seguindo um padrão previamente determinado pelos organizadores da prova de concurso público.

Quase finalizando o processo, acontece a impressão das provas, que são embaladas e lacradas. E depois etiquetadas (com a vaga, o local de prova e a sala) e colocadas dentro de um malote. O malote também é lacrado com um número de registro e, em seguida, colocado dentro de uma caixa, que é armazenada numa sala-cofre até o dia do concurso.

PREPARE-SE COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 606 8889

No dia do concurso ou na véspera, as provas são transportadas (por via terrestre ou aérea) com escolta até o local. Para aplicar o teste, fiscais terceirizados são contratados para ficar nas salas. Em geral, são funcionários da própria escola onde acontecerá o concurso.

Depois de realizado o concurso, as provas e folhas de respostas são recolhidas, embaladas e levadas de volta à empresa responsável pelo certame. Apenas no dia seguinte é feito o gabarito oficial e, dois ou três dias depois, ele é publicado. Em seguida, há o prazo recursal (pedidos de revisão do gabarito), que pode ser de dois dias úteis (dependerá do que constar no edital).

Correção das provas de concursos públicos

Nas provas objetivas, o processo de correção é todo digital: as folhas de respostas são colocadas em um leitor ótico, que dá o resultado, já eliminando as que ficaram abaixo da nota de aprovação. A lista de aprovados sai de dez a 15 dias após a prova e há um novo prazo recursal.

O resultado final, com a publicação da classificação, pode demorar mais de um mês, dependendo do concurso – se houver várias etapas, como prova discursiva, avaliação psicológica, avaliação física, análise de título e provas práticas, o prazo aumenta. Novamente, após a divulgação, há mais um prazo para recursos.

No final do processo, há a homologação do resultado com oficialização da lista dos aprovados. Isso fica a cargo da organização pública responsável pelo concurso. Portanto, é ela quem decide quando ocorrerá.

Com informações da Revista Mundo Estranho

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *