Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como aprender durante a correria do dia a dia

Publicado em 11 de julho de 2017 por - Comentar

Confira 8 dicas que podem ser muito úteis!

Atualmente nos encontramos às voltas com uma infinidade de questões e problemas com os quais devemos nos preocupar. E claro, quanto mais conhecimento tivermos para lidar com as diferentes situações, melhor. De fato vivemos em tempos onde a pressa costuma ser protagonista em nosso cotidiano e precisamos administrá-la, pois a cada momento somos inundados por informações das mais diversas. Resumindo, vivemos uma época em que é necessário saber de tudo um pouco. Mas será que nosso cérebro está pronto para processar tanta coisa?

O professor da UFRJ, doutor em Medicina e membro do Laboratório de Currículo e Ensino Núcleo de Tecnologia para a Saúde (Nutes), Maurício Peixoto, diz que sim, e nos dá 8 dicas para usá-lo da melhor forma e descobrir como aprender durante a correria do dia a dia.

 

1 – Não tenha medo de ser curioso

É isso mesmo! A curiosidade pode te levar longe e fazer da experiência de aprender mais prazerosa. Você é quem decide o que quer aprender e da forma como considerar melhor. Seja através de leitura, assistindo televisão, navegando na internet, conversando com amigos que tenham maior conhecimento sobre determinado assunto, enfim.

2 – Não acredite em tudo que vê ou lê

Viu na TV ou leu em algum lugar? Cuidado! Talvez não seja verdade. Algumas vezes a informação pode não ter sido totalmente verificada antes da publicação ou simplesmente seja mentira. Pode acontecer. Procure buscar outras fontes e confronte as informações. De acordo com Maurício Peixoto, isso nada mais é que “Pensamento Crítico”.

3 – Aprenda a pensar

Já parou para refletir que nem sempre sua forma de pensar pode ser correta? Pois é! Isso é extremamente importante! Pensamentos ruins podem levar a escolhas ruins. Se quiser aprender, existem profissionais como mentores, psicólogos e filósofos que podem te auxiliar. Não tenha medo de buscá-los.

4 – Planeje seu aprendizado

Esse ponto é bastante indicado e utilizado para quem se prepara para concursos públicos. É extremamente importante planejar os estudos, assim você se organiza, não se perde em meio a tantas informações, e claro, evita estresse. Acredite, planejar pode te ajudar a chegar muito mais longe e ajudar nessa saga sobre como aprender durante a correria do dia a dia.

5 – Pergunte… Sempre pergunte!

Pode parecer uma dica simples, mas acredite, muita gente tem vergonha ou até medo de fazê-lo. Se você não tem conhecimento sobre determinada coisa, pergunte! Aproveite para usar aqui o que aprendeu no primeiro tópico deste post: seja curioso e usufrua do conhecimento que receberá.

6 – Leia bastante, mas de forma eficiente

Você já ouviu alguém dizer que leu todo um livro mas acabou não assimilando nada? Pois é, isso ocorre quando não se lê de maneira eficiente. Saber que todo bom texto possui estrutura e ideia central permite assimilar o conteúdo de forma mais prática e precisa. Maurício Peixoto nos ensina que utilizar técnicas como Leitura Inspecional, Analítica e Sintópica são ótimas formas.

7 – Faça bom uso da tecnologia

Já aconteceu de você estar na rua e notar um outdoor ou cartaz interessante e querer guardar aquela situação? Hoje em dia isso é muito fácil de ser feito, basta tirar uma foto com o celular. O mesmo serve para gravar uma aula ou palestra importante, ler livros especialmente produzidos para meios móveis, enfim. Fazendo bom uso da tecnologia é possível ir muito longe.

8 – Não deixe de usar o que memorizou

Não raro acontece de você ter uma boa ideia, não registrá-la e depois simplesmente não lembrar mais. Isso porque nossa memória também é limitada. Cada um encontra uma melhor forma de registrar o que pensou, seja com Mapas Mentais ou simplesmente escrevendo em um pedaço de papel. O importante é conseguir registrar, memorizar e utilizar a informação.

 

E aí, gostou das dicas? Agora basta colocar em prática e você vai ver como aprender durante a correria do dia a dia também é possível.

 

Fonte: Revista Galileu


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *