Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Livros de aventura com grandes lições para concurseiros

Publicado em 10 de julho de 2017 por - Comentar

Livros de aventuraAlém de se dedicar estudando para concursos públicos é importante que os concurseiros busquem também novas experiências. Livros de aventura podem ser grandes aliados nessa caminhada para não perder a motivação para conquistar um vaga.

Histórias reais de outras pessoas podem trazer a inspiração que faltava para você acreditar e não desistir de seus sonhos. O Grupo Paulista de Montanhismo publicou uma lista com livros de aventura que trazem grandes lições para te fazer viajar sem sair de casa!

Livros de aventura

1. Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

Conta a famosa história de Christopher McCandless, jovem de 20 e poucos anos que no início dos anos 1990 abandonou tudo após se formar na universidade em busca de uma vida livre. Deixou a família bem sucedida, doou suas economias, abandonou seu carro e queimou o pouco dinheiro que lhe restava.

Ele passou mais de um ano pegando caronas e percorrendo estradas pelos Estados Unidos, vivendo de trocados até que decidiu ir para o Alasca. Ele queria estar em contato intenso com a natureza e conseguiu. Porém, não estava tão preparado para isso.

O jornalista, escritor e alpinista Jon Krakauer fez extensivas pesquisas sobre a vida de McCandless, e de histórias semelhantes que ele descobriu de outros jovens que, não conformados com a vida padrão em sociedade, também se lançaram em aventuras pouco convencionais. Relatos de pessoas que vão contra a corrente são sempre inspiradores.

2. Pelas Trilhas de Compostela – O Relato de uma Viagem Laica – Jean-Christophe Rufin

Traz o relato da peregrinação de Jean-Christophe (médico, escritor e diplomata francês) pelo Caminho de Santiago. Sem nenhum planejamento prévio, ele decidiu seguir pelo Caminho do Norte, menos movimentado que o tradicional Caminho Francês e, com belíssimas paisagens.

O motivo para fazer esta antiga rota de peregrinação não é necessariamente de cunho religioso. Porém, independentemente da crença de cada um, caminhar 800 km certamente o fez refletir sobre tudo. É interessante acompanhá-lo em suas autodescobertas e transformações.

A lição obtida com esse livro é sobre a importância de estabelecer contato consigo mesmo, ficar em silêncio, ser responsável e apreciar mais as coisas simples.

3. Não Conta Lá em Casa – Uma Viagem pelos Destinos mais Polêmicos do Mundo – André Fran

Quatro amigos de infância decidem visitar alguns dos locais mais “complicados” do mundo, seja por questões políticas, socioeconômicas ou ambientais. Eles querem conhecer essas culturas e estabelecer um contato mais profundo com elas a fim de compreendê-las.

Entre os destinos estão o Iraque em guerra, à impenetrável Coreia do Norte, o Afeganistão dos talibãs, Myanmar durante o período de ditadura, Somália, Etiópia, Japão logo após o tsunami, dentre outros.

O livro relata as viagens dos amigos e apresenta a ideia de que não devemos nos conformar com o comum, com o que os outros dizem ou pensam sobre determinado assunto. É preciso ir e ver por si próprio, se abrir ao novo.

4. Sete Cumes – Manoel Morgado

Manoel Morgado foi o segundo brasileiro a conquistar os sete cumes, isto é, o ponto mais alto de cada um dos sete continentes. O livro relata suas aventuras nessa conquista, mostrando os sonhos e paixões do aventureiro.

Após abandonar um diploma de medicina obtido em uma das melhores universidades do Brasil e uma “promissora carreira” como médico pediatra, Manoel dedica-se ao que realmente o move: a aventura. Ele leva um estilo de vida único, sem moradia fixa, viajando e trabalhando como guia de montanha por mais de 20 anos.

O relato mostra como é importante perseguir um sonho, acreditar e se entregar a eles pode significar a diferença entre ter uma vida comum ou uma vida grandiosa. Uma vida plena, de felicidade verdadeira. Quando o fazemos um mundo de possibilidades se abre, e tudo conspira a nosso favor.

5. Meu Everest – Realizando um Sonho no Teto do Mundo – Luciano Pires

Nesse livro de aventura, Luciano conta sua jornada para fazer o trekking até o Campo Base do Monte Everest. Executivo, ele não era habituado a praticar esportes radicais ou em locais remotos e mesmo sem ele subir a montanha mais alta do mundo a história vale a pena!

Uma das principais lições obtidas é de que a felicidade está na jornada, e não no objetivo final. Ele nos mostra que não é preciso ter uma meta grandiosa e ambiciosa (como chegar ao topo do mundo) para alcançar um profundo aprendizado e observar uma verdadeira transformação em si mesmo.

Tudo que se encontra fora da nossa zona de conforto vira um desafio. O livro pode ser lido como um diário de bordo, um guia turístico ou até mesmo um livro de autoajuda – a escolha fica a cargo do leitor.

Com informações do Grupo Paulista de Montanhismo

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *