Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Matemática e raciocínio lógico para concursos

Publicado em 27 de junho de 2017 por - Comentar

matemática e raciocínio lógico para concursosAs provas de matemática e raciocínio lógico são assustadoras para alguns concurseiros. Confira algumas dicas para tornar o aprendizado dessas duas disciplinas um pouco mais fácil.

Associação lógica

Cada vez mais as questões que estão sendo elaboradas pelas bancas relacionam a matemática com as atividades que exercemos no nosso dia-a-dia. Portanto, não basta saber realizar os cálculos, é preciso treinar bastante a interpretação, observação, análise e categorização de dados e informações. Então, para ir bem na prova de matemática, também é preciso ler bastante.

Verdade ou mentira

Algumas provas de concursos trazem questões que apresentam uma série de declarações envolvidas em uma trama. E você precisa identificar se isso é verdade ou mentira. Então não adianta apenas saber a fórmula ou como resolver a questão. É preciso saber se ela é verdadeira ou falsa antes de começar a resolvê-la.

Resolva as questões mais fáceis

Comece a prova com as questões que você acha mais fáceis. Assim, você evita aquele branco tão comum no início das provas e ajuda seu cérebro a entrar no ritmo para as questões mais difíceis.

Passatempos

Se você acha que não pode tirar um tempo para o seu lazer durante os estudos, está enganado. Estimular o raciocínio lógico realizando passatempos como Sudoku, Enigmas, entre outros encontrados em revistas vendidas em bancas de jornal e também na internet, além de descontrair é um ótimo treinamento. Então, reserve um tempo no seu plano de estudos para se divertir aprendendo.

Matemática básica

Resgatar e treinar a matemática dos tempos de escola  te ajudará bastante, especialmente se faz muito tempo que você não tem contato com a disciplina. Então, aqueles conteúdos de 5ª a 8ª série são bem vindos no seu cronograma.

Resolução de questões

Essa é uma dica que vale para todas as disciplinas, mas no caso de matemática e raciocínio lógico é ainda mais importante. Quanto mais questões você resolver durante os estudos, mais chances terá de encontrar questões similares na prova e mais facilmente você identificará a maneira correta de resolvê-las. Afinal, situações conhecidas são sempre mais simples de serem solucionadas.

A prática na resolução de questões também é importante para que o candidato não perca tanto tempo na hora de realizar a prova. A velocidade para identificar as questões que ele considere mais simples de resolver pode fazer a diferença.

Então, estude e treine bastante com exercícios. Assim, a matemática e o raciocínio lógico deixarão de ser aquele bicho papão que muita gente teme.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *