Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Profissões: Oficial de Inteligência da ABIN

Publicado em 22 de junho de 2017 por - 5 Comentários

Oficial de Inteligência da ABIN – Conheça a profissão

Os Oficiais da Agência Brasileira de Inteligência podem atuar em duas grandes áreas: a primeira é Produção e Proteção, onde é realizado o processamento de informações sobre temas estratégicos. Produzem relatórios de inteligência que orientam a tomada de decisões do usuário, geralmente o Presidente da República. Este utiliza o conhecimento que consta no documento para tomada de decisões e políticas governamentais. Questões geopolíticas, ameaças terroristas, espionagem estrangeira e avaliações de risco são exemplos de áreas de atuação do analista.

Já na segunda área, de Operações, ocorre a busca e obtenção de dados não disponíveis em fontes ostensivas de informação. Neste caso o Oficial busca de dados, que costumam ser solicitados pela área de análise de inteligência e Contrainteligência. Esses dados subsidiam a produção de relatórios. Trata-se de uma função que precisa seguir com rigor os preceitos determinados pela legislação brasileira, utilizando apenas técnicas operacionais legalmente disponibilizadas.

Em resumo, o Oficial de Inteligência da ABIN tem por responsabilidade coletar e processar informações que auxiliem na manutenção da estabilidade do país.

Quem tem interesse em atuar na função precisa ter nível superior completo e, claro, ser aprovado em concurso público. A lotação é definida através de critérios como colocação no concurso público, competências técnicas, habilidades profissionais e as aptidões pessoais, de modo a privilegiar o atendimento das necessidades da instituição e a valorização do profissional. As remunerações para o cargo se aproximam dos R$ 15 mil.

 

 

Faça provas anteriores para o cargo de Oficial de Inteligência

 

Por mais que ainda não existam informações concretas sobre um próximo concurso da ABIN, é importante antecipar os estudos. Essa atitude pode ser fundamental para quem quer sair na frente da concorrência e já estar muito bem preparado quando sair o edital. Pensando nisso, o Aprova Concursos produziu um ótimo curso pré-edital para você dar o pontapé inicial em sua preparação.

 

ANTECIPE SUA PREPARAÇÃO COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações sobre os cursos preparatórios, ligue: 0800 725 8888

 

Agora que você já conhece a rotina de um Oficial de Inteligência da ABIN e sabe qual caminho seguir para ingressar, basta colocar em prática! Esperamos que tenha servido de incentivo. Temos certeza que você é capaz de ser aprovado no próximo concurso!

Bons estudos!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

5 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *