Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Concurso TJMG: Dicas de estudo para garantir o melhor desempenho na prova

Publicado em 7 de junho de 2017 por - Comentar

Estudar com vídeoaulas e questões de provas anteriores será decisivo para vencer a concorrência no concurso do TJMG

O concurso que visa prover vagas de nível médio para o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais já foi lançado por meio do edital da banca organizadora, a Consulplan. As inscrições vão custar R$60,00 e poderão ser realizadas entre 18/06 e 28/07/17, sendo que a prova será aplicada no dia 24/09/17. Ao todo são 15 vagas para preenchimento imediato (10 para Oficial de Apoio e 5 para Oficial Judiciário) e possibilidade de cadastro de reserva para futuras convocações.

Embora não seja necessária formação superior, os cargos de Oficial Judiciário e Oficial de Apoio exigem conhecimentos sobre atos de ofício e noções de Direito Constitucional, além do pleno domínio da Língua Portuguesa e noções de Informática.  Por isso, quem deseja tirar a nota máxima na prova do TJMG 2017 precisa seguir uma rotina de estudos focada na profunda assimilação desses conteúdos.

concurso tjmg prova tjmg

Para te ajudar na preparação, trouxemos algumas dicas de aprendizagem para cada disciplina da prova do TJMG:

 

1- Língua Portuguesa

A prova do concurso do TJMG possui questões que avaliam o domínio do candidato em ortografia, pontuação, emprego de substantivos e adjetivos, conjugação verbal, ocorrência de crase, análise sintática, interpretação de texto, entre outros eixos temáticos que podem ser conferidos no edital.

Para garantir a total assimilação dos conteúdos de língua portuguesa, a dica é não se limitar somente às apostilas vendidas em bancas. O ideal é estudar os exercícios de provas anteriores do TJMG e estar atento às dicas de grandes mestres da Língua Portuguesa como o Pasquale Cipro Neto.

 

2- Noções de Informática

A prova do TJMG exige a aprendizagem de conceitos sobre equipamentos de microinformática, sistemas operacionais, arquivos e pastas, editores de textos e planilhas, redes de internet e intranet, correio eletrônico, segurança da informação, e certificação digital.

O segredo para dominar todos esses tópicos está em estudá-los de forma teórica e prática ao mesmo tempo. Para isso, basta se aprofundar em apostilas de informática e analisar também provas anteriores, explorando cada uma como se você estivesse em um curso profissionalizante, isto é, praticando os exercícios no seu computador. Dessa forma, você aprenderá todo o “caminho” que leva à uma determinada função ou ferramenta dentro de um programa ou aplicação.

 

Questões mais específicas de tecnologia, que fogem aos conhecimentos de um usuário “doméstico”, podem ser estudadas a partir de cursos preparatórios.

 

3- Noções de Direito

Para muitos candidatos, essa é a disciplina que exige mais dedicação por se tratar de um conteúdo jamais visto ao longo da vida escolar.  Mas não é necessário ter receio: com foco e um plano de estudos que contemple somente os artigos e leis que serão cobradas no concurso do TJMG — nem mais, nem menos —, é possível assimilar noções de direito mesmo sem ter uma formação jurídica.

 

No Aprova Concursos você assiste ao conteúdo que realmente cai na prova do TJMG!

 

Para a prova do TJMG, o edital prevê noções sobre a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989;  Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais; Regimento Interno do TJMG – Resolução do Tribunal Pleno nº 3, de 26 de julho de 2012; Lei dos Juizados Especiais; Estatuto do Idoso; Lei sobre a Informatização do processo judicial;  Sistema Processo Judicial Eletrônico, entre outras noções que variam entre o cargo de Oficial de Apoio e Oficial Judiciário.

Tais conteúdos podem ser memorizados e compreendidos a partir da leitura de livros de legislação comentada, que possuem a correta interpretação de cada artigo acompanhada de notas de referência. Assim, você compreenderá o real significado das leis e não correrá o risco de interpretá-las de forma equivocada.

Outra dica é utilizar o Dicionário Jurídico disponível no site do Supremo Tribunal Federal para se familiarizar com os termos “técnicos” e expressões em latim tão comuns nessa área. Se ainda assim você tiver dificuldades para entender e assimilar as disciplinas jurídicas, é indicado acompanhar sites, blogs ou livros de doutrinadores (interpretadores das leis) como José Afonso da Silva e Gilmar Ferreira Mendes.

 

4- Atos do Ofício

Esse eixo disciplinar refere-se aos termos processuais cíveis, criminais e autos; atos do juiz; citação e intimação; prazos e recessos; autos suplementares; custas e emolumentos; entre outros conceitos teóricos e práticos que variam entre os cargos de Oficial de Apoio e Oficial Judiciário.

O plano de estudos deve contar com livros, videoaulas para concursos e dicionários jurídicos para alcançar o máximo entendimento e assimilação. Sempre que houver dúvidas e questões de difícil compreensão, recomenda-se consultar os canais de conteúdo do STF.

 

Lembre-se também de responder questões de concursos anteriores para testar seus conhecimentos e se acostumar ao formato da prova do TJMG.

 

Concurso TJMG – Considerações especiais

Outra dica indispensável é o curso intensivo online para o concurso do TJMG, ministrado por especialistas. Trata-se de um formato de aula com explicações simples e didáticas que favorecem uma aprendizagem profunda, em vez de uma “decoreba” superficial.

As dicas apresentadas acima têm o propósito de te ajudar a planejar seu roteiro de estudos para a prova do TJMG.

Certamente, há subtemas das disciplinas principais que deverão ser considerados, por isso recomendamos que você leia com atenção o edital do concurso do TJMG.

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *