Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Ler – faça isso de maneira mais produtiva!

Publicado em 30 de maio de 2017 por - Um Comentário

lerDurante a preparação para um concurso público é fundamental aproveitar, ao máximo, cada minuto de estudo para ler.

Boa parte do tempo é gasto, muitas vezes, na leitura de textos e livros e outros materiais escritos. A leitura pode ser bastante árdua, há estudantes que não conseguem obter um rendimento satisfatório nessa atividade.

Aprenda a ler de maneira mais produtiva

Antes de qualquer coisa é importante destacar que a leitura eficiente não é necessariamente a leitura rápida. Para uma boa leitura é importante buscar o equilíbrio entre três fatores: captação das informações, fixação do conteúdo e velocidade no ato de ler.

O segundo ponto a ser considerado é o tipo de leitura. Ela pode ser classificada em 3 tipos: informativa, de lazer e de estudo ou compreensiva.

Cada um dos tipos requer níveis de atenção diferenciados, levando em conta os seus objetivos. Você pode, por exemplo, passar os olhos por jornais e revistas, rapidamente, e com isso, conseguir se inteirar do que está acontecendo no mundo. Mas se você precisa absorver um conteúdo denso, que será matéria de prova, aí você deverá ler de maneira mais atenta.

Veja mais dicas para otimizar a leitura

Observe a sua velocidade na leitura e experimente acelerar ou diminuir o seu ritmo normal e verificar o seu nível de compreensão nesses casos. Talvez você perceba que precise ler mais calmamente para captar melhor as informações. Ou então, pode ser que você perceba que uma leitura mais veloz não altera o seu grau de entendimento e que, por isso, ela pode ser adotada.

Outra experiência que você pode fazer é realizar uma pré-leitura antes de iniciar estudo de um texto ou de um capitulo de um livro. Dê uma olhada geral no conteúdo, destaque as informações e palavras chaves que chamaram mais sua atenção e faça anotações e associações para memorizar o conteúdo.

Quando você for fazer a leitura em si, procure evitar o que os especialistas classificam como vícios de leitura. De acordo com Evelin Wood, uma das autoras mais tradicionais sobre Leitura Dinâmica, as pessoas costumam cometem três grandes erros ao ler. Veja quais são:

  • Regressão – sempre quando fazemos uma leitura de qualquer acabamos voltando para o início do texto sem percebermos. Isso ocorre de maneira inconsciente cerca de 30 vezes por minuto.
  • Saltos visuais – é quando a leitura não é fluida e acontece de maneira muito truncada, como quando lida sílaba por sílaba. Isso deixa o leitor cansado. O ideal é reduzir a quantidade de saltos em cada linha e fazer associações por frases ou palavras. Outra dica é passar o dedo pelas linhas de acordo com o ritmo de sua leitura.
  • Subvocalização – Enquanto os olhos leem, muitas pessoas imaginam que existe uma voz falando aquilo que está sendo lido. Essa é uma prática desnecessária, que compromete a velocidade da leitura.

Por fim, a última e principal dica é: pratique! Se você fizer da leitura um hábito, certamente lerá, cada dia, com mais rapidez e eficiência.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *