Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia do Geógrafo – 29 de maio

Publicado em 29 de maio de 2017 por - Comentar

Geografia, do grego, é a junção dos radicais “geo” e “grafos” que significam, respectivamente “Terra” e “escrever”. É também a área de formação que habilita o profissional Geógrafo.

Desta forma, a Geografia é o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos. E assim, o Geógrafo, é o profissional que estuda a sociedade humana em sua relação com o espaço natural.

Considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas da história da humanidade, a Geografia, teve sua profissão regulamentada por lei, no Brasil, nos anos 1970. Seus profissionais têm a atuação fiscalizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA.

Profissão: Geógrafo

O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia a dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza.

Quanto ao mercado de trabalho, as funções vão além da sala de aula e se expandem em diversas áreas, devido à preocupação com as condições do planeta.

O profissional pode exercer funções em cartografia, elaborando mapas e cartas geográficas; geo-processamento, estudando regiões de acordo com o aspecto físico, levantando dados sobre a geografia física ou humana;  e geopolítica elaborando relatórios sobre impacto ambiental na ocasião de projetos de grandes obras, resolução de problemas relacionados com recursos naturais do país, análise das condições hidrológicas de bacias fluviais e atuação em política de povoamento, migração e imigração.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *