Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

A Chegada – Dica de filme

Publicado em 25 de maio de 2017 por - 2 Comentários

Comunicação é a chave de “A Chegada”

A trama do filme “A Chegada” é baseada no livro The Story of Your Life de Ted Chiang. A história acompanha a interação de uma especialista em línguas, a Dra. Louise Banks (Amy Adams) e o físico Ian Donnely (Jeremy Renner) que são recrutados pelos militares para se comunicar com alienígenas de uma das doze naves que pousaram no planeta terra, de uma raça de alienígenas, conhecidos como heptapods.

O filme fala sobre a comunicação, como entender o próximo para compreender a si mesmo. Louise acredita que a linguagem é o grande pilar da civilização, que no diálogo é que se encontrará as perguntas essenciais a serem feitas para os visitantes.

A intenção do diretor Dennis Villeneuve é colocar personagens e espectadores pensando da mesma maneira que os extraterrestres. E o pensamento ocorre de forma não-linear e não espacial, com tempo e espaço se misturando. O longa tenta reproduzir a máxima comunicacional, fazer com que a língua de um molde o pensamento de outro.

Entenda a teoria linguística de “A Chegada”

Edward Sapir era um antropólogo especializado nas associações entre língua e cultura. Benjamin Lee Whorf, um discípulo formado em engenharia química que se fascinou pela linguística a tempo de mudar sua história. Juntos, eles apostaram que a estrutura e o vocabulário de uma língua são capazes de moldar os pensamentos e percepções de seus falantes — e que, portanto, cognição e língua são inseparáveis.

Na própria superfície do planeta há povos e línguas tão diferentes entre si, e no auge das pesquisas sobre determinismo linguístico foram encontradas evidências de que em algum grau a língua é capaz de afetar nossos pensamentos. Imagine uma língua alienígena, literalmente “de outro mundo”, esta poderia tornar a cognição dos seres que a falam muito, muito diferente da nossa.

No filme, entendemos o argumento linguístico através do raciocínio da Dra. Banks conforme ela tenta decifrar a inexplicável língua extraterrestre. Na forma falada essa língua é uma série de ruídos e grunhidos, e na forma escrita, consiste em símbolos circulares sem começo nem fim.

Com informações da Galileu

Clique aqui e confira outras dicas de filme

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E SAIBA TUDO SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Ronnald Rodrigues Lopes

    Muito Bom!!

  • Karla López Ortega

    Umo dos melhores filmes déste género. Jeremy Renner é um homem muito carismático e profissional, se entrega a cada um dos seus projetos. Em Arrival filme fez uma atuação maravilhosa. O filme tem uma grande historia e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *