Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Ansiedade: Como controlar?

Publicado em 23 de maio de 2017 por - Comentar

ansiedadeSe você já estudou ou está estudando para algum concurso público, deve saber que se preocupar ou criar ansiedade diante das provas, dos prazos e dos conteúdos das disciplinas é bastante natural.  E isso é até um bom sinal, pois mostra que você está conectado aos seus objetivos.

No entanto, quando em excesso, esses sentimentos, como a ansiedade, prejudicam o raciocínio, causam lapsos de memória e diminuem a concentração.

O controle emocional é um fator decisivo para sua aprovação.

Porém, para não deixar que isso te atrapalhe durante a sua preparação, e até mesmo durante as provas, separamos algumas dicas para pôr em prática ainda hoje…

Xô ansiedade!

 

 

Tenha uma atitude positiva

É fundamental que você mantenha uma postura confiante durante a sua preparação para o concurso ou durante a realização das provas.

Mesmo que o conteúdo seja extenso e complicado, não desista. Pensamentos como “eu nunca vou entender essa matéria” ou “não vou passar” são o pior caminho a ser seguido. Se você tiver uma atitude derrotista, seu desempenho dificilmente será bom.

Por outro lado, se você for otimista e tiver a paciência para estudar mesmo os assuntos mais difíceis, descobrirá que sua capacidade é maior do que acreditava. O fato de uma pessoa demorar mais para compreender determinado assunto não significa falta de inteligência, mas apenas que há falta de familiaridade com a matéria.

Com um pouco de perseverança você verá que aquilo que é difícil hoje parecerá muito mais fácil amanhã.

Cuide da saúde

Está comprovado que praticar atividades físicas reduz o estresse e a ansiedade. Além disso, pesquisas indicam que exercícios físicos estimulam o cérebro, melhorando o raciocínio e a memória.

Dormir bem também é fundamental. Quando temos uma boa noite de sono, nos sentimos melhor e muito mais dispostos.

Uma outra dica é respirar profundamente sempre que for iniciar os estudos do dia ou na hora de fazer a prova. A respiração ajuda a relaxar, melhorando a concentração.

Administre o tempo

O tempo não pode ser o grande vilão da sua preparação, mas sim, seu aliado. Por isso, aproveite cada minuto de estudos da melhor maneira possível.

Saber administrar bem os seus horários trará mais tranquilidade para você. É fundamental fazer um cronograma de estudos e segui-lo de forma disciplinada. Se você deixar acumular matérias, certamente acabará angustiado, o que é muito ruim.

E nada de distrações. O momento do estudo deve ser somente para isso. Assim, seu rendimento será muito maior.

Não se cobre tanto

É normal o concurseiro acreditar que a aprovação será a solução definitiva para vários dos seus problemas. De fato, muitas coisas poderão melhorar na sua vida com a entrada no setor público – e ter isso em mente é uma grande fonte de motivação.

No entanto, é importante ser realista com relação ao tempo necessário para a sua aprovação e não impor a si próprio metas inatingíveis.

A conquista de uma vaga pode ser um projeto de curto, médio ou longo prazo. Não ser aprovado logo de início é bastante comum. Mas tenha em mente que isso faz parte do trajeto para o seu sucesso.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E SAIBA TUDO SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *