Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Conheça dicas para não adiar seus estudos

Publicado em 22 de maio de 2017 por - Comentar

Quanto antes iniciar os estudos, maiores as chances de ter sucesso

Passar em concurso público é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Se você está lendo essa postagem certamente também compartilha deste sonho. Porém, não basta apenas querer, a caminhada é longa e muitas vezes árdua, mas no fim vale muito a pena. Um dos erros mais comuns entre os concurseiros é adiar os estudos. Isso pode atrapalhar e muito no resultado final.

Em entrevista ao portal G1, a consultora Lia Salgado deu dicas de como fazer para vencer a preguiça, se organizar direitinho e evitar o adiamento do início da preparação. E o Aprova Concursos, é claro, mostra esse conteúdo para você. Então conheça dicas para não adiar seus estudos:

 

1 – Planeje os estudos

Ao fim de cada mês, é muito importante preparar um quadro de estudo referente ao mês que está por vir. Neste quadro insira horários de início e término do que será estudado em cada dia. Você vai perder um tempinho, mas valerá a pena, pois assume-se um compromisso e será possível notar que cada atraso na conclusão das atividades, por menor que seja, pode comprometer todo o planejamento.

 

2 – Um dia de cada vez

Ser firme é fundamental durante o processo e cada passo dado é uma pequena conquista que, ao final do ciclo, fará diferença na busca pelo sucesso. Cumpra sua meta do dia sem questionamentos, você apenas precisa cumprir. Evite inventar desculpas que possam te desestimular. Deixe de lado qualquer impeditivo; foque e faça!

 

3 – Trate seus estudos como um trabalho

É muito provável que durante seu horário de expediente não seja permitido acessar redes sociais, certo? Então faça dos seus estudos uma extensão do seu local de trabalho e não se renda ao celular. Isso só tende a te atrasar e, consequentemente, causar malefícios a tudo o que planejou. Tome isso como uma espécie de treino, pois quando você for aprovado no concurso que tanto quer e assumir o cargo, também não poderá perder tempo com WhatsApp, Facebook…

Claro que imprevistos podem acontecer e você de fato precisar atender o telefone ou adiar por alguns instantes as tarefas, mas não perca o dia. Faça um pequeno esforço e tente compensar os minutos perdidos.

 

4 – Tente adiantar tarefas distintas para antes dos estudos

Você precisa tomar banho, precisa comer, precisa fazer exercícios… mas se possível tente realizar essas atividades antes do horário de estudo. É extremamente importante que seu cérebro esteja totalmente concentrado na atividade intelectual. Lembre-se, você tem um compromisso marcado com o seu planejamento e não deve deixa-lo na mão.

 

5 – Tente estudar com outras pessoas

Estudar sozinho pode ser sua preferência, mas as vezes é legal contar com ajuda ou dividir conhecimentos com outras pessoas. Combine com amigos ou conhecidos que também estão dedicando seus estudos aos concursos públicos. Um motiva o outro e no fim todos saem ganhando. Se puderem se reunir em uma biblioteca então, melhor ainda. Trata-se de um ambiente que ajuda a evitar distrações, onde o silêncio costuma imperar e certamente a produção tende a ser melhor.

 

Temos certeza que com essas dicas você vai ficar mais confortável e precisará mais adiar seus estudos.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *