Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

18 de maio: Dia Internacional dos Museus

Publicado em 18 de maio de 2017 por - Comentar

Comemorado no dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, como uma oportunidade para aproximar-se do público e divulgar a sua importância para a sociedade.

Além disso, a data busca valorizar os espaços de memória e cultura, ampliando sua relação com a sociedade.

Museus no Brasil

O Brasil tem mais de três mil museus para serem visitados. Desde aqueles que ajudam a contar a história do país e guardam costumes aos museus que nos fazem pensar no futuro e novas tecnologias.

São Paulo é o estado que abriga o maior número com um total de 517, segundo levantamento feito pelo governo em 2010. Na cidade de São Paulo estão museus famosos como o Masp, cuja arquitetura do edifício -projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi- chama atenção na Avenida Paulista. O acervo do Masp abrange um amplo período de arte italiana e francesa.

Também em São Paulo fica o Museu do Futebol, que ajuda a contar e presevar a história do futebol como expressão cultural no Brasil. Ele tem 15 salas e mostra desde os maiores ídolos às grandes jogadas. Além de ter a maior biblioteca sobre futebol do país.

Já o Rio de Janeiro abriga o Museu Nacional, maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Foi fundado por Dom João VI como parte do programa de promoção dos avanços culturais e econômicos do país.

Também no Rio fica o Museu do Amanhã. Inaugurado em 2015, o museu científico tem como principal proposta ser um ambiente de explorações e novas ideias sobre como será o futuro baseado no que vivemos hoje.

Na região norte do país, o Museu Amazônico em Manaus conta a história da Amazônia e tem uma biblioteca especializada em assuntos relacionados à Amazônia.

Em Minas, o Instituto Inhotim foi aberto ao grande público em 2006. Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, a propriedade privada é hoje muito visitada e guarda um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea.

No Rio Grande do Sul, segundo estado com maior número de museus, o MARGS conta com mais de 3.660 obras de arte, que vão da primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais. O acervo é composto por arte brasileira, especialmente gaúcha.

Museus mais visitados do mundo

1. Museu do Louvre, em Paris
2. Hermitage, em São Petersburgo
3. Tate Modern, em Londres
4. Metropolitan Museum of Art, em Nova York
5. Museum of Old & New Art, na Austrália
6. Galleria degli Uffizi, na Itália
7. Museus Vaticanos, na Itália
8. Museu Nacional de Antropologia, no México
9. Museu Van Gogh, em Amsterdã
10. Museu Egípcio, no Cairo

Tour Virtual pelos principais museus do mundo

Ficou curioso sobre o assunto? Separamos abaixo alguns links para que você tenha a oportunidade de visitar 10 museus sem ao menos sair de casa! Confira:

Museu do Louvre
Museu de Londres
Museu State Hermitage
Guggenheim
Museu das Belas Artes de Boston
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu Van Gogh
Museu Imperial
Museu de Arte de São Paulo
Museu Britânico

Com informações do G1 e El País

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *