Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Enem 2017 – Saiba tudo!

Publicado em 15 de maio de 2017 por - Comentar

enem 2017O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) segue com o prazo de inscrições aberto até 19 de maio de 2017, as provas estão previstas para o início de novembro. Clique aqui e veja todos os detalhes no edital antes de iniciar sua inscrição.

O Aprova Concursos reuniu um experiente time de professores para você garantir um excelente resultado no Enem 2017. Prepare-se com o conteúdo em forma de plano de estudos, questões com videoaula de resolução e ainda duas semanas de revisão (junho e outubro).

ESTUDE COM O APROVA NO ENEM
Para mais informações ligue 0800 725 8888

Nota do Enem 2017

A nota do Enem é utilizada para seleção de estudantes em vagas públicas e privadas de ensino superior e técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Também é exigida para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E ainda, pode ser utilizada para ingresso em Universidades Portuguesas.

Inscrições

Os candidatos devem entrar no site do Inep (http://enem.inep.gov.br/) e preencher o cadastro com RG, CPF, endereço de e-mail, número do celular, cidade onde farão a prova e a língua estrangeira selecionada (inglês ou espanhol).
O prazo segue até as 23h59 do dia 19 de maio, a taxa custa R$82,00 e poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios.

Isenção de taxa

Os estudantes matriculados em escolas públicas e concluintes do ensino médio em 2017 estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Candidatos que pertencerem a famílias de baixa renda, mas que não sejam concluintes de escola pública, poderão declarar carência para conseguir a isenção.

Solicitação de atendimento

Se você precisa de algum atendimento especializado ou específico poderá solicitá-lo ao Inep, mas para ter direito aos recursos é necessário enviar um laudo médico.

O atendimento especializado poderá ser solicitado em casos de autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.

E ainda, o atendimento específico poderá ser solicitado para gestante, idoso, lactante, estudante em Classe Hospitalar e para tratamento pela Identidade de Gênero.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação da inscrição será liberado em outubro. Lá deverão constar o número de inscrição; data, hora e local das provas; atendimento especializado e/ou específico (se solicitado) e ainda sua opção de Língua Estrangeira.

Você poderá acompanhar as informações pela Pagina do Participante ou no Aplicativo Enem 2017.

Provas

Em 2017 as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No total serão 4 provas objetivas com 45 questões cada.
No primeiro dia os estudantes passarão pelas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e redação de texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural) com 30 linhas no máximo.

Cuidado, veja o que pode te dar nota zero na redação:
– Fugir do tema proposto;
– Não atender a proposta pedida;
– Desrespeitar os Direitos Humanos;
– Entregar a Folha de Redação sem nada escrito;
– Usar parte de texto desconectada do tema proposto.
– Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
– Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.

No segundo dia serão aplicadas avaliações de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30, terminando às  18h no primeiro dia e às 19h no segundo dia.

Documentos válidos

Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não serão aceitas cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Veja a lista de documentos válidos:

  • Passaporte
  • Cédula de identidade (RG)
  • Certificado de Reservista
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Certificado Dispensa de Incorporação
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Identidade Funcional em consonância com Decreto 5.703/06
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe
  • Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça

Se você perdeu ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

O que levar no dia da prova

Você deve obrigatoriamente levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e também documento oficial de identificação original com foto. É aconselhável também estar com o Cartão de Confirmação de Inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local (caso precise do documento).

Não é permitido levar lápis; chaves, livros; manuais; borracha; anotações; boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; impressos; lapiseira; óculos escuros; caneta de material não transparente e dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

Antes de entrar na sala você deverá guardar os objetos não permitidos no Envelope Porta-Objetos, fechar o lacre e deixar debaixo da sua cadeira até terminar a prova.

Caderno de Questões, Gabarito e Resultado Individual

Três dias úteis depois do último domingo de provas você poderá conferir os Cadernos de Questões de todas as cores de provas no site do Inep. Os gabaritos oficiais devem ser divulgados no dia 16 de novembro e o resultado individual será divulgado, por área de conhecimento, em janeiro de 2018, na Página do Participante e no aplicativo Enem 2017.

Se você fez o Enem como treineiro terá que esperar pelo menos 60 dias depois da divulgação dos resultados finais para saber seu resultado.

A data da divulgação do espelho da redação e a vista pedagógica será informada depois. Com

ESTUDE COM O APROVA NO ENEM
Para mais informações ligue 0800 725 8888

Aluna do Aprova no Enem passou em três vestibulares

Luiza Prestes de Oliveira tem 20 anos e tinha o sonho de entrar para universidade e fazer o curso de Nutrição. E para isso ela precisava mandar muito bem no Exame Nacional do Ensino Médio. Algo que se tornou real quando ela começou a se preparar com “Aprova no ENEM“.

Com a nota conquistada, Luiza conseguiu duas bolsas integrais pelo ProUni: uma na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, e outra na Universidade Positivo, no Paraná. Além de uma bolsa através do Sisu para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Clique aqui e confira a íntegra da entrevista com a Luiza!

Ainda tem dúvidas sobre o Enem? Acesse o site do Inep e saiba mais.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E SAIBA TUDO SOBRE ENEM E CONCURSOS!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *