Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia do Assistente Social

Publicado em 15 de maio de 2017 por - 2 Comentários

assistente socialDia do Assistente Social – 15 de maio

No Brasil, a profissão de assistente social surgiu na década de 1930. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão..

Mary Richmond e o início da profissão

O Serviço Social surgiu a partir do pioneirismo de Mary Richmond, uma americana que nasceu em 1861 e viveu até 1928. Seus pais morreram quando ela era muito jovem, o que a obrigou a viver com sua avó e tias em Baltimore, Maryland. Sua avó fazia parte das sufragistas – um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (direito de de votar) às mulheres.

Mary cresceu cercada por discussões de sufrágio, crenças políticas e sociais, e espiritismo. Desde cedo desenvolveu pensamento crítico e atitudes solidárias para com os pobres, necessitados e deficientes. Foi educada em casa até os 11 anos de idade, porque a avó não acreditava no sistema de ensino tradicional. Depois deste período ingressou em uma escola pública, onde se formou aos 16 anos e foi morar com uma de suas tias em Nova Iorque. Porém, a tia ficou muito doente e Mary acabou em situação de pobreza por dois anos.

Então, decidiu voltar para Baltimore e envolveu-se com a Igreja Unitária onde desenvolveu boas habilidades sociais. Em 1888, ela se candidatou a um emprego como Tesoureira Assistente com a Charity Organization Society (COS). Esta organização foi a primeira a desenvolver uma profissão trabalho social estruturado que prestava serviços aos pobres, deficientes e necessitados.

Conheça a profissão

O Assistente Social dedica-se na busca por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. A profissão pode contribuir para mudar os rumos das políticas sociais de um país.

Para exercer a profissão é necessário fazer curso de ensino superior em Serviços Sociais. O profissional tem o papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais. Atua também nas relações entre os seres humanos no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços.

Assistentes sociais ainda não têm um piso salarial, mas possuem uma Tabela de Honorários Profissionais, que determina o valor da hora técnica, fixando o valor mínimo a ser cobrado, e serve de parâmetro para prestação dos serviços profissionais que trabalham sem qualquer vínculo empregatício, vínculo estatutário ou de natureza assemelhada.

Palestra com Elaine Berhingem Cuiabá

Em Mato Grosso está programada uma palestra da especialista Elaine Berhing na quarta-feira (17) no auditório da Fecomércio, em Cuiabá. O evento promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS MT – 20ª Região) começa às 16h. Após a palestra, haverá debate com os participantes e apresentação da nova diretoria do Conselho. Clique aqui e saiba mais.

Concursos para Assistente Social

Para quem sonha em ingressar no serviço público na carreira de assistente social, há oportunidades com inscrições abertas nas Prefeituras de Apucarana/PR, Belém/PA, Carmo da Mata/MG, Cotriguaçu/MT, Córrego Danta/MG, Esmeralda/RS, Formoso do Araguaia/TO, Ipiranga do Piauí/PI, Ipuaçu/SC, Matupá/MT, Pimenteiras/PI, São Pedro do Turvo/SP e Timbé do Sul/SC. E ainda, vagas no Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS MT).

Saiba mais no CFESS

ESTUDE PARA ESTES CONCURSOS COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 725 8888


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Maria Aparecida Ferreira dos Santos

    Quero receber noticia de concurso para o cargo de Assistente Social no Estado de Mato Grosso. Adorei receber esta mensagem. Pois sou bacharel em Serviço Social e almejo passar em um concurso Público.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Maria Aparecida!

      Tudo bem?

      Cadastramos seu e-mail em nosso banco de dados. A partir de agora você passará a receber nossa newsletter com notícias e novidades sobre concursos públicos.

      Muito boa sorte durante sua caminhada rumo à aprovação! Temos certeza que em breve você alcançará o sucesso.

      Abraços!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *