Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dicas para alcançar a excelência nos estudos

Publicado em 9 de maio de 2017 por - Um Comentário

Seja excelente em qualquer coisa

Sabemos que a vida de quem está concorrendo a uma vaga no serviço público nem sempre é fácil.

Além do grande volume de matérias para estudar, as dúvidas sobre a carreira que vai escolher, as obrigações diárias e os problemas pessoais podem causar desânimo e cansaço.

Por isso, hoje vamos falar sobre motivação e ajudar você a não perder o foco nos estudos!

Com base em um artigo publicado pelo autor do best-seller “Seja excelente em qualquer coisa”, Tony Schwartz, nós elaboramos 6 dicas para que você conquiste a excelência no aprendizado e se mantenha sempre com disposição para alcançar seus objetivos.

  1. Busque o que você gosta
    Seja honesto com você mesmo sobre o que deseja fazer da sua vida profissional. Não faça um concurso apenas movido pela vontade dos outros.
    Quando você busca um cargo que está de acordo com suas expectativas, ele deixa de ser apenas uma tentativa e passa a alimentar a sua perseverança e vontade de vencer.
  2. Comece pelo mais difícil
    Ao verificar a lista de disciplinas que devem ser estudadas, é bastante comum que o candidato inicie pelas mais fáceis. Isso acontece porque, instintivamente, nós tendemos a nos mover em direção daquilo que é mais prazeroso e confortável.
    No entanto, para alcançar o sucesso é preciso fazer o oposto: começar o estudo das disciplinas mais difíceis, logo pela manhã. Nas primeiras horas do dia temos mais energia e menos distrações e isso ajuda a compreender o que é mais difícil.
    E, antes de achar isso é complicado, acredite na sua capacidade de superação! Faça isso e você verá resultados surpreendentes!
  3. Pratique intensivamente por 90min
    Segundo Schwartz, 90 minutos é o tempo máximo que conseguimos nos focar em uma determinada atividade. Então, quando for estudar, dedique-se durante esse período exclusivamente a uma disciplina, sem distrações e interrupções.
    Passado esse tempo, faça uma pausa de 15 minutos e você estará pronto para iniciar a próxima matéria.
  4. Procure retorno de experts
    Mesmo que não tenha dúvidas sobre uma determinada matéria, mostre, sempre que possível, seus textos, fórmulas e cálculos a professores e colegas graduados.
    Eles podem apontar detalhes ou levantar questões que talvez você não tenha percebido e isso o ajudará a melhorar cada vez mais. Um simples feedback pode fazer uma grande diferença no seu aprendizado.
  5. Dê um tempo
    Relaxar depois de um esforço intenso é fundamental para o aprendizado.
    Durante o descanso, o lado direito do cérebro fica mais dominante e nesse momento podem surgir insights importantes. Uma solução que você não conseguia enxergar, pode aparecer em um momento de pausa.
  6. Ritualize a prática
    Com certeza você já ouviu aquela frase “A prática leva a perfeição”. E nada é mais verdadeiro quando estamos falando em preparação para um concurso público.
    Para ter um bom resultado, é necessário construir uma rotina de estudos e torná-la uma espécie de ritual que deve ser seguido à risca.

Se você não levar suas obrigações com rigor e disciplina, acabará acumulando ou deixando de lado algumas matérias e isso só irá gerar ansiedade, o que é extremamente prejudicial.

Deixe a diversão e o descanso prolongado para depois, quando você já tiver conquistado a sua vaga. O aprendizado é um compromisso inadiável.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

  • jose antonio teixeira lIma

    Engenheiro de Minas pela Escola de Minas de Ouro preto , Advogado com OAB , Fisico , Licenciado em ciencias naturais , com Especialização em Eng Sanitaria e Ambiental e Segurança do Trabalho como diz nosso grande professor leonardo torres , Força Fé e foco se vai longe.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *