Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia do Policial Civil e Militar

Publicado em 21 de abril de 2017 por - Comentar

21 de Abril – Dia do Policial Civil e Militar

Não se trata de uma simples coincidência ser na mesma data em que celebramos o Dia de Tiradentes. Ela foi escolhida exatamente por isso. Em 29 de abril de 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o Decreto de Lei nº 9.208, instituindo que o dia da morte deste grande mártir passaria a ser também o Dia do Policial Civil e Militar.

A palavra “polícia” vem do latim “politia”, cujo significado é “governo de uma cidade, administração, forma de governo”. É considerada uma das profissões mais nobres do mundo, pois defendem a sociedade e preservam a ordem pública, onde em inúmeras situações chegam até a salvar vidas.

 

ESTUDE COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 727 6282

 

Qual a diferença do Policial Civil e do Policial Militar?

O Policial Civil é responsável pela investigação de crimes, busca de provas, indícios ou informações que possam auxiliar na resolução de um caso. Também cuidam de algumas situações administrativas como elaboração de boletins de ocorrência, atestados de antecedentes criminais, registros de porte de armas de fogo, entre outras coisas.

Já o Policial Militar atua na parte ostensiva, ou seja, é ele quem faz o patrulhamento e coíbe qualquer tentativa de dano à segurança pública. É possível reconhece-los pois durante o desempenho da função estão sempre fardados e realizam suas rondas em diversos locais.

Em resumo, o Policial Civil age no pós-crime, enquanto o Policial Militar atua antes, na tentativa de impedi-lo.

 

Como ser um Policial Civil ou Militar?

Ambas as funções exigem aprovação em concurso público, mas claro, cada uma delas requer provas e métodos diferentes. Dependendo da função escolhida, também pode ser exigido teste físico. Enfim, cada edital tem características distintas, mas algumas costumam ser equivalentes para todos os cargos: estar em dia com as obrigações eleitorais, ter idade entre 21 e 45 anos e curso superior, por exemplo.

Pensando em você que tem o sonho de atuar como policial é que o Aprova Concursos criou um preparatório específico para essa área: o Carreiras Policiais. No vídeo a seguir o Prof. Guilherme Rittel fala mais sobre o assunto para que você não perca nenhum detalhe.

 

 

Agora que você descobriu um pouco mais sobre essas nobres carreiras, com certeza sua vontade de fazer parte da corporação ficou ainda maior. Então esteja sempre ligado no Aprova Concursos para saber quando concursos públicos serão abertos em sua região. E esperamos que em breve possamos desejar também a você um…

 

FELIZ DIA DO POLICIAL CIVIL E MILITAR!


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *