Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como fazer resumos para concursos

Publicado em 18 de abril de 2017 por - Um Comentário

Faça resumos para facilitar os estudos

Como a lista de assuntos cobrados nos editais dos concursos costuma ser bastante extensa é importante saber preparar um bom esquema de resumos.

Além de serem úteis na revisão, evitam que você perca tempo com longas pesquisas em videoaulas ou apostilas quando surgem as dúvidas.

Escrever de forma sintética é também uma poderosa técnica de aprendizado, pois ajuda na memorização do assunto. Mas qual a melhor forma de fazer um resumo? Confira abaixo:

Identifique assuntos
O resumo deve ser feito preferencialmente ao se terminar o estudo da teoria, antes de iniciar a resolução das questões.

Tente identificar os assuntos mais importantes de cada matéria e aqueles que têm maior chance de serem cobrados na prova. Anote também onde há riscos de pegadinhas ou coisas do tipo.

Fichas-resumos
As fichas-resumo podem ser feitas em folhas soltas e, depois, numeradas e separadas em uma pasta por assunto. Você pode ainda fazer um índice para facilitar a busca.

Em cada ficha, coloque o título da matéria estudada e, abaixo, as principais informações resumidas. A ideia é usar palavras-chaves, esquemas, tabelas, frases curtas e pequenos textos que caibam em apenas 1 folha.

Detalhes por matéria
Para cada matéria, diferentes esquemas podem ser úteis. Em Língua Portuguesa, por exemplo, é possível adotar quadros com regras gramaticais.

Em Matemática, vale a pena escrever as fórmulas de uma maneira bem visível que facilite a memorização.

Já nas matérias do Direito, a dica é anotar a matéria de maneira bem sucinta e também usar quadros e tabelas, se necessário.

Caderno com divisões
Se preferir, ao invés da ficha-resumo, utilize o bom e velho caderno com várias matérias. Mas lembre-se: o ideal é tentar usar, no máximo, uma folha por assunto, afinal o objetivo é sintetizar as principais informações de cada tópico.

Material de apoio
E caso o seu tempo seja curto e você não queira preparar fichas-resumo ou ter um caderno de anotações, use o próprio material de apoio.

Enquanto assiste as videoaulas ou faz a leitura do conteúdo, sublinhe os trechos que merecem mais atenção e anote palavras-chaves relacionadas às partes mais importantes.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Um comentário

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *