Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como fazer redação para concursos públicos

Publicado em 11 de abril de 2017 por - Comentar

Nos concursos onde a redação compõe a nota ou é critério eliminatório, o desempenho do candidato precisa ser tão bom quanto na prova objetiva, ou ele corre o risco de perder a vaga.  Além de se dedicar a estudar todo o conteúdo programático, é necessário treinar também a escrita.

Muitos candidatos se prejudicam por não saberem encadear as ideias do texto e fazer a correta articulação entre elas – o texto precisa ter uma ligação entre todos os parágrafos e ideias apresentadas.

Veja mais algumas importantes dicas que nós preparamos para você:

Exigências do edital

Um detalhe muito importante é saber quais as exigências antes de começar a redação. Confira no edital o número mínimo e máximo de linhas e também o estilo da redação. Na hora de treinar, também fique atento a esses critérios.

Como iniciar uma redação

Em primeiro lugar, faça um projeto de texto a partir da proposta que a banca oferece. Seja bastante simples e, se a inspiração não vier, faça o primeiro parágrafo padrão: coloque sua tese e três argumentos.

Caso queira, inicie com o projeto do texto e, só depois de ter concluído a prova objetiva, faça a redação final. Algumas vezes é possível aproveitar conteúdos da prova objetiva para desenvolver o tema pedido.

Como estudar para uma prova subjetiva

Apesar de a redação ser subjetiva, é possível se preparar estudando a linguagem e a estrutura dissertativas e fazendo muitas redações. Então, para se exercitar, produza textos baseando-se em provas já realizadas.

Estética

Além de fazer um bom texto, você também precisa se preocupar com a parte estética da redação. Isso quer dizer que você precisa ter uma letra legível, espaçamento correto, fazer os parágrafos e margens adequadamente. E para fazer bem tudo isso, não tem segredo: basta treinar.

Diferença entre texto narrativo, dissertativo ou descritivo

O texto narrativo é uma história, uma sequência sucessiva de fatos, como os contos de fada.

Já o texto dissertativo é analítico-argumentativo, ou seja, ele deve trazer a análise de um assunto e o seu posicionamento sobre ele.

A redação descritiva, por sua vez, reproduz uma imagem, ou seja, caracteriza e descreve um ser, um fato.

Temas

Na maioria das vezes o candidato só toma conhecimento do tema da redação no momento da prova. Por isso é muito importante que você esteja atualizado sobre tudo o que acontece no mundo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *