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Dia Mundial da Saúde: Dicas para sua rotina de concurseiro

Publicado em 7 de abril de 2017 por - Comentar

Nem só de estudo vive um concurseiro…
Por trás de uma rotina desgastante e muito exigente existe um corpo que merece toda atenção para que possa desempenhar seu papel com capacidade total.

E nesta ocasião, aproveitando o Dia Mundial da Saúde, deixamos abaixo 5 dicas importantes para a manutenção da saúde do concurseiro.

1 – Consuma alimentos que estimulam a memória e o raciocínio

Ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial para todos, concurseiros ou não. Porém, no caso dos estudantes, sabemos que existem alguns tipos de alimentos que podem dar uma mãozinha no aprendizado. Nesta lista se enquadram os peixes de água salgada, ricos em ômega 3; proteínas animais (carne, aves e ovos), que possuem vitaminas do complexo B, além do feijão, lentilha e grão de bico. Considere também incluir em seu cardápio a sálvia e o açafrão, alimentos ricos em ferro, nitratos e carboidratos.

2- Faça exercícios regularmente

Além de trazer mais disposição para o seu dia a dia, a prática de exercícios físicos também serve como válvula de escape. É um momento para descarregar o estresse e renovar as energias.

3 – Aprenda a fazer intervalos

Para estudar durante longos períodos, de maneira produtiva, o cérebro precisa de uma pausa. Ler demais, por longas horas, faz o concurseiro perder a concentração. Desta forma, o ideal é realizar pequenas pausas de 15 minutos, a cada 1h30/2h de estudo, para garantir um bom rendimento.

4 – Durma!

A rotina dos candidatos muitas vezes é repleta de atividades, e não raro, horas de sono acabam sendo sacrificadas para se manter o cronograma. Porém, este não é um hábito muito saudável. Assim como todas as coisas, nosso corpo também tem limites que, caso não sejam respeitados implicam em uma série de efeitos colaterais. Dormir pouco compromete o rendimento e a capacidade de memorização de conteúdos. O ideal é reservar cerca de 6 a 8 horas de sono todas as noites.

5 – Evite o consumo excessivo de cafeína e energéticos

Em altas quantidades estas bebidas podem aumentar a ansiedade e atrapalhar o sono. Você pode substituí-las por chás naturais como camomila e erva cidreira.

Já mostramos aqui, mas vale a pena lembrar os aplicativos que podem te ajudar a se organizar melhor:

App Beber ÁguaPode parecer simples e até bobo ter um aplicativo que te lembra de tomar água, mas você vai ver como é necessário. Sabia que quando sentimos sede é quase que um pedido de socorro do corpo porque ele já está desidratado? O certo é beber antes de chegar nesse ponto.

O app também calcula a quantidade ideal de água para você, de acordo com o seu peso. Afinal somos todos diferentes, então a quantidade que cada um necessita também precisa ser. Deixar uma garrafinha de água sempre ao seu alcance também ajuda no processo. No app você pode informar a hora que acordou e quando pretende dormir, então ele mesmo calcula os horários e te avisa.

App Seven –“Eu não tenho tempo para praticar exercício”, a gente sabe que você vai falar, ou está pensando, exatamente essa frase. Mas olha que bacana, assim como o próprio nome já indica, o Seven propõe sete minutos de exercícios diários em forma de circuito.

Você informa qual parte do corpo deseja trabalhar e a medida que vai usando o app, novos exercícios são liberados, é como se você passasse de fase.

App Daily YogaPara o pessoal que está buscando calma e paz, com uma pitada de exercício físico, tem o Daily Yoga. Com a ajuda de profissional conceituado no ramo, o app traz mais de 400 posições de Yoga, acompanhadas de música relaxante.

É ideal para quem já é praticante ou está iniciando agora. A ferramenta traz uma rotina de exercício com vídeos em HD.

 

 


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