Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia do Jornalista

Publicado em 7 de abril de 2017 por - 2 Comentários

7 de abril – dia do jornalista

Comemorada em 07 de abril a data foi instituída em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró.

Oposicionista ao imperador D. Pedro I, criou o Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Defensor da liberdade de imprensa, morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia.

A morte de Badaró aumentou a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. Com a ocorrência frequente de atos violentos, D. Pedro renunciou em 07 de abril de 1831.

Conheça a profissão

Diferente do que muita gente imagina, os jornalistas não são apenas repórteres e apresentadores de telejornais. Há várias outras áreas da profissão, como assessoria de imprensa, mídias digitais e comunicação interna.

Jornalismo é uma profissão regulamentada e tem o piso salarial regulado pelos sindicatos, mesmo que esse valor mínimo de salário nem sempre seja 100% respeitado na contratação. No Paraná, por exemplo, o piso é de R$ 3.254,92 para quem trabalha 30 horas por semana.

Atualmente, os jornalistas podem trabalhar com conteúdo para as redes sociais, as conhecidas fanpages. Como redator de um blog ou portal de notícias, ou ainda, como monitor das menções nas redes sociais, uma espécie de pesquisa sobre o que os usuários falam sobre determinada marca ou pessoa nas redes.

A assessoria de imprensa faz uma “ponte” entre o assessorado, que pode ser uma pessoa ou uma empresa, e os veículos de comunicação. Realiza o gerenciamento de crise de determinada situação, produzindo planejamentos de trabalho, assim como relatório de resultados. O jornalista divulga pautas, que são textos jornalísticos, visando conquistar espaços nos veículos de comunicação, mas sem que haja pagamento para este veículo, como acontece com a publicidade.

Já a comunicação interna é voltada para os funcionários de uma empresa. De uma forma resumida, a empresa precisa garantir que seus colaboradores estejam informados e alinhados sobre os assuntos do local em que trabalham. Esse tipo de comunicação se dá normalmente através de folhetos, jornal mural e intranet.

Concursos com vagas para jornalista

Para quem sonha em ingressar no serviço público na carreira de jornalista, há oportunidades com inscrições abertas no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Câmara de Cotia/SP e Prefeitura de Governador Celso Ramos/SC.

ESTUDE PARA ESTES CONCURSOS COM O APROVA CONCURSOS
Para mais informações ligue 0800 725 8888


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Liliane Lina

    Parabéns pelo seu dia redator(a) do blog Aprova.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Liliane,

      Tudo bem?

      Muito obrigado por nos desejar parabéns pelo Dia do Jornalista! Ficamos todos muito felizes com a mensagem!

      E muito obrigado também por ser nossa leitora, para nós é motivo de muita honra!

      Abraços!

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *