Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Estude para mais de um concurso ao mesmo tempo!

Publicado em 28 de março de 2017 por - 3 Comentários

Sabemos que a preparação para um concurso público não é simples se você não tiver organização e ajuda, agora se a preparação é para mais de um certame as dificuldades aumentam e muito. Por isso, hoje trouxemos um post, que utiliza como base uma matéria publicada na Revista Exame, com dicas especiais para auxiliar nessa rotina de estudos e te mostrar que é possível essa multi preparação.

1. Avalie as opções
Antes de sair estudando tudo o que está a sua frente é preciso analisar as necessidades de prestar vários concursos ao mesmo tempo. Avalie as vantagens e desvantagens dessa prática. Se decidir que é uma boa opção, liste os concursos e analise, a ideia é escolher somente aqueles que tem a ver com o seu perfil e habilidades. Caso você não tenha muito tempo é preciso escolher os concursos mais simples que cobrem menos disciplinas.

2. Identifique as similaridades
Não dá para sair atirando para todos os lados, escolha concursos e cargos de uma mesma área, como fiscal ou administrativa. De acordo com especialistas, mais de 80% das matérias cobradas em concursos de uma mesma área são iguais ou semelhantes. Lendo os editais, tente identificar os conteúdos e os inclua em seu planejamento de estudos uma única vez.

3. Aproveite seu tempo
Sabemos que é difícil quem consegue se dedicar apenas aos estudos, há outras obrigações como, principalmente, o trabalho. Então é preciso aproveitar ao máximo todo o tempo livre, e pequenos ajustes na rotina podem fazer muita diferença.
* No trânsito é possível ler (se você utilizar transporte público) ou ouvir os resumos feitos por você mesmo;
* Parte do intervalo do almoço também pode ser utilizada para leituras e resumos;
* Se tiver disponibilidade, uma boa alternativa é acordar uma hora mais cedo e dormir uma hora mais tarde, assim você garante duas horas a mais de estudo por dia;
* Fazer um curso a distância é uma ótima alternativa, pois assim você não perde o tempo de deslocamento até o local e as videoaulas estão disponíveis conforme a sua disponibilidade, ou seja, você pode assistir em horários mais alternativos.

4. Mantenha a disciplina
Saber se organizar sempre é importante, mas para quem estuda para mais de um concurso a disciplina é essencial. Uma boa dica é fazer um quadro com as matérias e atividades e segui-lo a risca. Separe as matérias por assunto e dedique mais tempo para aqueles que possui menor conhecimento ou que são mais importantes para a composição da nota.
É preciso avaliar se o estudo em grupo pode ser positivo para o seu desempenho. O ideal é estudar todo o conteúdo sozinho e depois montar grupos para discutir, revisar e fazer exercícios.

5. Faça um “concurso trampolim”
Apostar em um “concurso trampolim” significa passar em um certame mais fácil, mesmo não sendo o seu grande objetivo, para depois tentar uma vaga nas melhores seleções. Essa estratégia é boa porque você pode estudar sem a mesma pressão inicial, pois já tem um lugar garantido e já teve ao menos uma conquista.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

3 comentários

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *