Entrar com recurso para revisão de provas de concursos públicos é seu direito. Saiba como fazer.

prova concurso publicoAo realizar uma prova de concurso público você já se deparou com questões mal formulada que davam margem à interpretações ambíguas e possibilitavam equívocos? Ou já encontrou em gabaritos respostas erradas dadas como certas?

Provas de concursos públicos podem, sim, conter erros. Diante de casos assim, os concurseiros podem e devem pedir a revisão de questões que julgam incorretas. Isso é feito por meio dos recursos.

Geralmente os recursos aceitos anulam a questão e o ponto relativo a ela é creditado a todos os concorrentes, independente da resposta dada. Isso pode aumentar a sua nota final e garantir pontos importantes.

Alguns concursos permitem ainda que o candidato entre com recursos para provas discursivas, testes de aptidão física, exames médicos e até mesmo para a nota final do concurso. Muitas vezes, no entanto, o candidato deixa de solicitar essas revisões por não saber como isso pode ser feito.

Primeiro passo: edital do concurso público

O primeiro passo é consultar o edital, nele estão as informações sobre os procedimentos que devem ser adotados e também o prazo. Normalmente, as organizadoras aceitam recursos enviados até dois dias úteis após a publicação do gabarito. É um tempo curto. Por isso, fique atento.

É importante que você seja claro e objetivo na sua solicitação, sempre fundamentando seus argumentos. Para isso, vale utilizar recursos confiáveis, como livros, autores e trechos de lei. Caso o edital informe uma bibliografia, utilize preferencialmente esse material para construir a sua argumentação.

Concursos públicos – Veja dicas importantes para entrar com recurso:

  • coloque sempre o número da questão e a resposta do gabarito no início do recurso;
  • por causa do limite de espaço, ao citar algum autor ou lei, coloque apenas as referências, e não o trecho em questão;
  • se o site tem limite de caracteres e você não sabe o quanto escrever, utilize a ferramenta “contar palavras” do Word;
  • além de questões incorretas, você pode entrar com recurso para anular questões que estejam fora do conteúdo programático informado no edital;
  • evite comprar briga com a banca organizadora – apenas faça as suas considerações.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *