Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Como fazer recursos para concurso público

Publicado em 21 de março de 2017 por - 8 Comentários

Entrar com recurso para revisão de provas de concursos públicos é seu direito. Saiba como fazer.

prova concurso publicoAo realizar uma prova de concurso público você já se deparou com questões mal formulada que davam margem à interpretações ambíguas e possibilitavam equívocos? Ou já encontrou em gabaritos respostas erradas dadas como certas?

Provas de concursos públicos podem, sim, conter erros. Diante de casos assim, os concurseiros podem e devem pedir a revisão de questões que julgam incorretas. Isso é feito por meio dos recursos.

Geralmente os recursos aceitos anulam a questão e o ponto relativo a ela é creditado a todos os concorrentes, independente da resposta dada. Isso pode aumentar a sua nota final e garantir pontos importantes.

Alguns concursos permitem ainda que o candidato entre com recursos para provas discursivas, testes de aptidão física, exames médicos e até mesmo para a nota final do concurso. Muitas vezes, no entanto, o candidato deixa de solicitar essas revisões por não saber como isso pode ser feito.

Primeiro passo: edital do concurso público

O primeiro passo é consultar o edital, nele estão as informações sobre os procedimentos que devem ser adotados e também o prazo. Normalmente, as organizadoras aceitam recursos enviados até dois dias úteis após a publicação do gabarito. É um tempo curto. Por isso, fique atento.

É importante que você seja claro e objetivo na sua solicitação, sempre fundamentando seus argumentos. Para isso, vale utilizar recursos confiáveis, como livros, autores e trechos de lei. Caso o edital informe uma bibliografia, utilize preferencialmente esse material para construir a sua argumentação.

Concursos públicos – Veja dicas importantes para entrar com recurso:

  • coloque sempre o número da questão e a resposta do gabarito no início do recurso;
  • por causa do limite de espaço, ao citar algum autor ou lei, coloque apenas as referências, e não o trecho em questão;
  • se o site tem limite de caracteres e você não sabe o quanto escrever, utilize a ferramenta “contar palavras” do Word;
  • além de questões incorretas, você pode entrar com recurso para anular questões que estejam fora do conteúdo programático informado no edital;
  • evite comprar briga com a banca organizadora – apenas faça as suas considerações.

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

8 comentários

  • matheusciveira@yahoo.com.br

    Bom dia

    Tenho uma namorada que realizou um concurso público, para a área de enfermagem em Tramandaí, como em sua certidão de nascimento está escrito e ela tem fortes traços de cor parda em seu fenótipo, ela decidiu entrar com o uso de sistema de cotas.
    Porem a mesma foi desclassificada como não sendo de coloração parda.

    Qual a melhor forma de entrar com o recurso? O concurso ainda esta em andamento e o recurso ainda é cabível.

    Att.:

    Matheus

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Matheus!

      Como vai?

      De fato é uma situação delicada. Porém, se consta na certidão de nascimento e ainda assim isso não foi levado em consideração, sugerimos que vocês procurem um advogado para dar andamento no recurso.

      Boa sorte!

      Abraços!

  • Fatima Aparecida da Silva

    Boa tarde! A respeito de comprovação de títulos, cada ano trabalhado na área de saúde valem 1 ponto, enviei meus títulos que seriam 2, imprimi e autentique os dois juntos e não foi considerado pela banca cesp, como devo descrever no recurso para que seja aceito?
    Obrigada.

  • Graziela Flávia de Oliveira

    Para recurso de questões é possível utilizar comentários de professores ou devemos elaborar nosso próprio argumento.

  • Marcelo

    Eu fiz o concurso para a prefeitura de Porto Alegre, que além do número mínimo de acertos ainda tinha uma percentagem mínima de sessenta por cento. Tive cinquenta e nove por cento, porém teve duas questões anuladas o que elevaria minha percentagem para exatos sessenta por cento, porém isso não foi levado em consideração.

  • Marcos

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo espaço importante que vocês oferecem aqui.
    Bom, recentemente realizei um concurso cuja as questões da prova objetiva abordaram grande parte do conteúdo que não está no edital, e ainda mais, não caíram as questões que estão no mesmo, sem contar que há uma alternativa que nenhuma das respostas seria válida (obs:não havia a questão ; todas as alternativas estão incorretas ou corretas). Ainda não saiu o resultado preliminar mas vi a partir do gabarito que tirei uma pontuação de aprovação. Se caso eu entrar com esses recursos caso aprovado, irei implicar na minha aprovação?

  • Marlon Silva

    Bom dia a todos.
    Venho acompanhando o aprova concursos e suas aulas, dicas e postagens sempre com intuito de poder atingir meu grande sonho.
    Dia 14/11 prestei concurso para o Colégio Pedro II, cargo de Analista em TI, segui as regras para recurso como orientado pelo edital. Ontem ao fim do dia foi publicado o que foi deferido e indeferido, porém não identifiquei as questões que ao meu ver cabiam anulação. Sendo que no próprio órgão não tem mais opções pós o resultado da analise da banca(próprio colégio).
    Citei referências, livros e consultei outros especialistas da área.
    Poderiam me orientar como proceder ou algum colega que já tenha passado por isso, lembrando que eles n]ao tem telefone disponível para contato.
    Abraço a todos.

  • Ildevania ferreira

    Boa tarde .Eu fiz um concurso para a prefeitura de campo Sales no Ceará, na área de enfermagem. O edital pedia 50 porcento de acerto de 46 questões, eu conseguir 32 pontos. E mesmo assim fui reprovada. O que posso fazer?

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *