Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Dia do bibliotecário

Publicado em 12 de março de 2017 por - Comentar

Criado em 9 de abril de 1980 pelo decreto presidencial 84.631/1980, o dia 12 de março homenageia a data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Nascido em 1882, ao terminar o curso de Engenharia (em 1906) fez aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Lá conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.

Em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro, classificando-se em primeiro lugar.

Transferido em 1945 para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde trabalhou mesmo depois de aposentado ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Para atuar como bibliotecário, além de nível superior na área é necessário possuir registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. Entre as disciplinas básicas da graduação estão língua portuguesa, inglês e literatura.

O curso tem duração média de quatro anos, além da nomenclatura de Biblioteconomia também é chamado de Ciência da Informação ou Gestão da Informação. Diversas universidades oferecem graduação na área, destacam-se a UFAM, UFBA, UNB, UFPR, UNIFOR MG, UFRGS, FESPSP e ECA SP.

REDE VIRTUAL DE BIBLIOTECAS COMEMORA DATA COM EXPOSIÇÃO

Como parte das comemorações do Dia do Bibliotecário, a Biblioteca do Senado Federal lançou nesta semana uma nova logomarca da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI). No mesmo evento, foi inaugurada uma exposição documental sobre a rede que ficará aberta durante o mês de março. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, de 8h30 às 18h30 em Brasília/DF.

A RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de 12 bibliotecas da administração pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O acervo tem como prioridade a área do Direito, especificamente a doutrina, mas abrange também outras áreas das Ciências Humanas e Sociais.

CONCURSOS ABERTOS COM VAGAS PARA BIBLIOTECÁRIOS

Dois órgãos possuem certames abertos com oportunidades de nível superior no cargo de bibliotecário: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em Minas Gerais e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano –IF Baiano. As remunerações vão de R$3.868,21 a R$4.180,66.

ESTUDE PARA ESTES CONCURSOS COM O APROVA
Para mais informações ligue 0800 727 6282


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *