PM RNPolícia Militar do Rio Grande do Norte (PM RN) abrirá um novo concurso público com 600 vagas para o nível médio, no cargo de soldado. Além da escolaridade, é necessário possuir idade entre 19 e 30 anos e altura mínima de 1,65m. Após o curso de formação, a remuneração é de R$ 2.900,00. Na função de 2.º Tenente – primeiro posto na carreira do oficial – o vencimento é de R$ 7.900,00.

De acordo com informações da Diretoria de Pessoal da corporação, em declaração à Folha Dirigida, o edital já está pronto e será encaminhado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Em seguida o documento vai para a Secretaria de Administração do Estado, e após aprovado, será feita uma licitação para contratação da organizadora.

O último concurso foi realizado há dez anos, de acordo com o coronel Klécius, responsável pela Diretoria de Pessoal, o motivo foram os recursos solicitados por alguns candidatos que não foram aprovados. “Quase todo concurso tem até quatro anos de validade. Esse durou quase onze. Esse ano, a justiça determinou o fim desse processo. Mas neste tempo todo quem perdeu foi a sociedade”, explica o coronel.

Ainda segundo Klécius, anualmente há uma perda de aproximadamente 250 profissionais dessa área por ano; seja por morte, aposentadoria, reforma e outros. A carência total da PM RN é de 5.000 vagas, a expectativa é de que sejam formadas três turmas de 600 policiais ao longo da validade do concurso.

Em 2005 os candidatos foram avaliados em quatro etapas: Prova Objetiva, Avaliação de Condicionamento Físico, Exames e Curso de Formação de Soldados – com duração média de seis meses.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *