Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Aprova Lendo 09 – “Angústia”

Publicado em 17 de novembro de 2016 por - 2 Comentários

Na edição desta semana o Prof. Guilherme Shibata fala sobre “Angústia” – um conto de Anton Checkhov, um dos maiores contistas do mundo.

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

2 comentários

  • Patrícia Pires

    Muito interessante este conto professor Guilherme, me emocionou muito. Arrasada, porque, não apenas entendi o conceito do que é ter uma criança, mas, entendi a angustia do personagem que pude assimilar, pelo sentimento que tenho por todos que amo, ainda que nao sejam filhos.
    O mais incrível é a atualidade deste texto, pois, se o conto foi escrito no século XIX, e as pessoas sentiam esta incomunicabilidade, no nosso século com tantas tecnologia e avanços em tantos setores, com tanta civilização, como as pessoas ficaram tão involuidas, com tantos conflitos por todas as partes do mundo. E no nosso mini mundo de cada dia e em nossas relações diárias basta não gostarem do timbre de voz de alguém para não desejarem conversar com o outro, ou diversas agressões ocorrem, porque, como você disse as pessoas não tem disponibilidade para dialogar, então, a sensação que tenho é que nos nossos dias, nem se sabe porque alguém agride o outro.
    Esta incomunicabilidade, esta falta de capacidade das pessoas de conversarem, está chegando a um ponto que mais um pouco só vai faltar elas grunirem umas para as outras. Porém, acredito que como pano de fundo deste momento atual, é a falta de argumentos para as pessoas defenderem seus pontos de vista, para as situações também pouco comuns da atualidade. Então, sua contribuição é enorme, com suas análises por meio da literatura, e sou muito grata por emprestar os seus critérios sobre todo este conhecimento deixado para nós a civilização por pessoas muito iluminadas. Então, como aprendi neste espaço, nunca aumente a voz, melhore seus argumentos. Acredito que suas indicações de leitura são valiosas, pois, potencializam, e muito, a reflexão, o diálogo num emprego, uma redação de concurso com mais abrangência das situações das sociedades cada vez mais complexas, e com empresas mais complexas, compostas por pessoas ,infelizmente, também mais complexas ou passando por problemas mais complexos, pessoas na sociedade com mais características complexas ou passando por problemas devastadores e com grandes perdas. Muito atual, porém, lamentável, ainda que muito rico de emoções.

    Grande abraço,
    Patrícia Pires

  • Cátia Silva de Oliveira

    Adorei

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *