Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

SESA PR – recursos!!

Publicado em 27 de setembro de 2016 por - 86 Comentários

Queridos alunos,


 até agora assustada com as questões mal formuladas da IBFC neste concurso da SESA – PR, Técnico Administrativo…. até passam a impressão de que quem as escreveu não é professor de Direito Administrativo… tristeza

Recorrer não é um capricho, é o nosso dever como cidadãos.


Vamos lá!

Questão 34

O gabarito oficial aponta como resposta a letra “A” para a qual as assertivas I e II estariam corretas. Ocorre que a assertiva I diz que o “princípio da supremacia do interesse público coloca a Administração em pé de igualdade com o particular!!!. Eu só consigo imaginar que seja equívoco de publicação do gabarito. 

Razões recursais: Apresento recurso quanto a questão 34, requerendo que o gabarito seja alterado de “A” para “B”, posto posto que a assertiva “I” é FALSA. Como se extrai de qualquer manual de Direito Administrativo, a Supremacia do interesse público significa a prevalência da Administração. Para Celso Antônio Bandeira de Mello, a prevalência dos interesses da coletividade sobre os interesses dos particulares é pressuposto lógico de qualquer ordem social estável e justifica a existência de diversas prerrogativas em favor da Administração Pública, tais como a presunção de legitimidade e a imperatividade dos atos administrativos, os prazos processuais e prescricionais diferenciados, o poder de autotutela, a natureza unilateral da atividade estatal, entre outras.(MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 1994, p. 20) Na mesma linha, Hely Lopes Meirelles defende a observância obrigatória do princípio da supremacia do interesse público na interpretação do direito administrativo. Sustenta que o princípio se manifesta especialmente na posição de superioridade do poder público nas relações jurídicas mantidas com os particulares, superioridade essa justificada pela prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais. Para ele, o interesse coletivo, quando conflitante com o interesse do indivíduo, deve prevalecer.MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2000, p. 95.) Di Pietro entende que a defesa do interesse público corresponde ao próprio fim estatal. Por tal razão, o ordenamento constitucional contemplaria inúmeras hipóteses em que os direitos individuais cedem diante do interesse público. (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2005, p. 68-69.) Razões porque pede espera a retificação do gabarito oficial.

Questão 35

A questão pede que se marque a afirmativa INCORRETA. Mas há mais de uma errada.

Razões recursais: Apresento recurso quanto a questão 35, requerendo que a mesma seja ANULADA. O enunciado pede que se marque a única assertiva incorreta, ocorre que as assertivas “B”, “C” e “D” são falsas. A “B” porque na administração direta o Estado é o titular e o executor dos serviços públicos. A “C” porque os órgãos são “subordinados” à estrutura do Ente ou das entidades., jamais vinculados! Esta assertiva afronta os mais comezinhos conceitos de Organização Administrativa. A assertiva “D” também é falsa, pois, apesar de não deterem personalidade jurídica podem deter o direito de se defender em juízo ou de figurar como autor como é o caso do Ministério Público que tem capacidade Judiciária (A corte pacificou entendimento de que certos órgãos materialmente despersonalizados, de estatura constitucional, possuem personalidade judiciária (capacidade para ser parte) ou mesmo, como no caso, capacidade processual (para estar em juízo). ADI 1557, rel. Min. Ellen Gracie, Tribunal Pleno, DJ 18.06.2004. Razões porque pede espera a anulação da questão.

Questão 36

O gabarito oficial aponta como resposta a letra “C” para a qual a assertiva I estaria correta. Ocorre que a “Administração Indireta” é espécie do gênero “Descentralização” e não sinônimo, como apontado no item.

Razões recursais: Apresento recurso quanto a questão 36, requerendo que o gabarito seja alterado para “A”, já que não há assertiva correta. Como sabido, a descentralização administrativa é gênero de que são espécies a Administração Indireta e a delegação de serviços ao particular. Logo, não se pode aceitar como verdadeira uma afirmativa de que a administração descentralizada é sinônimo de Indireta. São inúmeras as questões, inclusive da própria banca, em que a assertiva foi considerada como falsa. Razões porque pede espera a retificação do gabarito oficial.

Questão 37

Aqui não cabe recurso, masa vale apontar a falta de zelo na elaboração da questão que pede um termo no singular e apresenta alternativas no plural….faltou revisão

Questão 39

O gabarito oficial aponta como resposta a letra “C” para a qual os servidores em sentido estrito seriam chamados de credenciados… sinceramente… é erro de divulgação, não é possível!!!

Razões recursais: Apresento recurso quanto a questão 39, requerendo que o gabarito seja alterado para “B” posto que, obviamente, houve erro de divulgação. Como sabido, os credenciados são espécie de particulares em colaboração com a Administração e os  servidores em sentido estrito correspondem aos estatutários.  “Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “Servidor público em sentido amplo, são as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos”. Estatutários ou servidor público em sentido estrito, são os titulares de cargo público efetivo e em comissão, com regime jurídico estatutário geral ou peculiar definidos em lei, integrantes da Administração Direta, autarquias e fundações públicas com personalidade jurídica de Direito Público.” Razões porque pede espera a retificação do gabarito oficial.

Questão 40

O gabarito oficial aponta como resposta a letra “D” para a qual as assertivas I e II estão corretas. Mas a II é falsa.

Razões recursais: Apresento recurso quanto a questão 40, requerendo que o gabarito seja alterado para “C” posto que a assertiva “C” está falsa. Ora, é sabido que os titulares dos cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração, contudo, os cargos NÃO são precários. Os cargos em comissão são criados por lei e integram a estrutura permanente dos órgãos nas atividades de direção, chefia e assessoramento. As pessoas são passageiras, os cargos, não. Erro crasso que torna a afirmativa latentemente falsa. Razões porque pede espera a retificação do gabarito oficial.

Uma tristeza para nós do Direito Administrativo ver tanto descaso com uma disciplina tão importante e, o que é pior, tanto descaso com o candidato. Recorrer não é um capricho, é o nosso dever como cidadão.


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

86 comentários

  • Nilson de Paula

    Olá, Professora, quando eu vi a questão da Supremacia do interesse público em pé de igualdade com o particular dada como certa, eu pensei: Supremacia nunca é sinônimo de igualdade! Os erros desta banca vem sendo muito recorrentes, na convocação para a prova eles escrevem: Vossa Senhoria está convocada (para homem)…em um dos gabaritos está escrito “contatabilidade”…Cespe, livrai-nos do mal!

  • Mário Henrique Gouvea

    Bom dia professora, fiz toda a minha preparação para essa prova na disciplina de Direito Administrativo com suas aulas, errei a 34 e 39 e achei que estava ficando louco…..só pode ser erro no gabarito. Muito obrigado!

  • Eliane

    Professora,

    Em relação à questão 40, a prova diz que o CC é LIVRE DE nomeação/exoneração, isso não é um erro? Pois não é livre de nomeação, já que existe a nomeação no cargo em comissão. O certo é dizer que é DE LIVRE nomeação. “livre de” equivale a dizer que não existe a coisa, ao passo que “de livre” significa que a coisa existe e é feita de modo livre. O que a sra. acha?

    Obrigada.

    • Profª Elisa Faria - Direito Administrativo

      Eliane, a prova foi mal escrita. Dizer que é de livre nomeação e livre de nomeação não é a mesma coisa. Reforça o que disse: quem escreveu parece não ser da área.

  • Katia

    Bom dia! estes comentários são referentes a Prova A de Técnico Administrativo?

  • Francisco Pedro

    Bom dia , é possível também comentar questões da Prova de Psicologia, versão A ?
    😉

  • Carlos

    Bom dia. Fiz a prova no domingo e realmente estava bem estranha essa prova.
    Gostaria de saber se algum professor vai fazer um post como este para os cargos de nivel superior?

    Obrigado

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Carlos,
      Já deu uma olhadinha no link abaixo?
      https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/09/26/recurso-eca-secretaria-da-saude-do-parana-sesapr/
      Abraços,

    • YASMIN CORREA PERLY

      Olá! Também estou esperando comentários sobre a prova de nível superior (administrador). Já mandei email pro aprova e nada!!!

      • Blog Aprova Concursos

        Oi Yasmin,
        Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

    • Profª Elisa Faria - Direito Administrativo

      Oi, Carlos! Que pena, só vi as mensagens agora! Att.

  • Katia

    Bom dia professor, sou aluno do APROVA concursos, inscrito para o cargo de administrador
    . Hoje venho lhe pedir socorro(ajuda) na elaboração do de 2 recursos na seguinte questão:
    28) Leia as afirmações abaixo sobre Modelo Patrimonial de Administração Pública e assinale a alternativa correta.
    I. A compreensão do modelo patrimonial de administração pública requer a retomada de um fundamento da
    dominação tradicional: a piedade pessoal.
    II. Na dominação tradicional, a reverência ao soberano garante a legitimidade das regras instituídas por ele.
    Prevalece entre os subjugados a noção de que tal autonomia não é limitada por forças concorrentes, o que
    possibilita o exercício pessoal e arbitrário do poder.
    a) Nenhuma das afirmações está correta.
    b) Todas as afirmações estão corretas.
    c) Somente a afirmação I está correta.
    d) Somente a afirmação II está correta.
    Marquei como correta a D, mas a banca considerou B. Além de não concordar que a afirmação esteja correta, penso que o MODELO PATRIMONIAL DA ADM PUBLICA não consta no edital abaixo:Somente a Adm Gerenc.
    Por favor, me ajude!
    1. Administração pública gerencial. 1.1. A nova gestão pública no Brasil. 2. Administração
    para resultados. 2.1. Modelos de administração para resultados. 2.2. Planejamento e
    gestão estratégicos. 3. Ferramentas de gerenciamento do desempenho organizacional. 3.
    1. Balanced Scorecard. 3.2. Performance prism. 3.3. Modelo baseado em stakeholders. 4.
    Mensuração do desempenho. 4.1. Indicadores de desempenho. 4.2. Ferramentas para
    construção de indicadores. 4.3. Fatores que determinam o desempenho de empresas
    públicas. 5. Gestão estratégica da qualidade.6. Administração de Recursos Humanos. 6.1.
    Estratégias de gestão e desenvolvimento de pessoas. 6.2. Relações com os servidores.
    6.3. Equipes e liderança. 6.4. Gerenciamento de desempenho. 6.5. Remuneração e
    benefícios. 6.6. Motivação. 6.7. Organizações de aprendizagem. 6.8. Cultura
    organizacional. 6.9. Gestão da folha de pagamento. 6.10. Legislação de recursos humanos.
    6.11. Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional. 7. Planejamento organizacional. 7.1.
    Planejamento estratégico. 7.2. Gestão Orçamentária. 7.3. Estudos de viabilidade
    econômico-financeira. 7.4. Elaboração de relatórios gerenciais. 8. Gerência de projetos.
    8.1. PMBOK – Conceitos de gerenciamento de projetos, ciclo de vida do projeto, conceitos
    básicos, estrutura e processos. 8.2. Escritório de projetos. 9. Gestão organizacional. 9.1.
    Desenvolvimento organizacional.

    Outra questão que não encontrei no edital e discordo é a seguinte:
    23) Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
    I. A organização é o ponto de convergência dos fatores de produção com eficiência e eficácia.
    II. A organização é um empreendimento social do qual se reúnem vários recursos para que determinados
    objetivos sejam atingidos.
    a) Somente a afirmação I está correta.
    b) Somente a afirmação II está correta.
    c) Nenhuma das afirmações está correta.
    d) Todas as afirmações estão corretas.
    A banca considerou D, eu marquei B pois discordo da afirmação A. Mas não estou conseguindo elaborar recursos. Essas 2 questões praticamente garantem minha aprovação para o cargo de administrador da secret saude do Paraná. Banca IBFC-aplicação: 25/09/2016

    • Fernanda

      Concordo Katia.
      Procurando no google eu achei matéria que versa sobre isso.
      Mas uma coisa é dizer :
      “A organização constitui um ponto de convergências de inúmeros fatores de produção, ou seja, de recursos produtivos, os quais devem ser aplicados dentro da máxima eficiência e eficácia.” Isso está correto, claro.
      Outra coisa é pegar elementos desta frase e deixar solto e sem sentido.
      “A organização é o ponto de convergência dos fatores de produção com eficiência e eficácia”
      Desta forma sem contexto a assertiva não pode ser considerada.

      • Blog Aprova Concursos

        Oi Fernanda,
        Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

    • E.M.Y

      Oi Katia, gostaria de saber se você teve resposta sobre estas duas questões, também as achei um tanto confusas.

    • Profª Elisa Faria - Direito Administrativo

      ôh, Kátia! Que pena que passou o prazo. Outros candidatos devem ter recorrido! Vamos aguardar!

    • E.M.Y

      Olá Katia, tudo bem?
      Gostaria de saber se conseguiu resposta sobre estas perguntas e se mandou algum recurso, também achei estranho e assinalei as mesmas.

  • Regina Cusumano

    Professor, so complementando. Na 40 a banca alem de ter afirmado que o vínculo é precario ainda pecou no português dizendo que o cargo comissionado é LIVRE DE nomeação, ao invés de dizer DE LIVRE nomeação o que muda totalmente o sentido.
    Obrigada

  • Rosi

    Olá professora, esse concurso foi estranho desde o início, candidatos que já haviam entrado na sala podiam sair e entrar na sala, na sala que eu estava os fiscais não ouvirão a sirene, nos que avisamos que já havia tocado a 5 minutos, Dai marcaram no quadro que teríamos então até as 18:05, gabarito veio grampeado com o caderno de prova, este já com o nome do candidato escrito não solicitarão para que os últimos 3 candidatos saíssem juntos, enfim ……muitos erros.

  • Eliane

    Professor eu acertei a questão 34 conforme sua explicação, mas segundo o gabarito eu errei, gostaria de entrar com recurso, mas nunca entrei com recurso nao sei nem por onde comecar, como faco?

  • Patricia

    Ótimo , obrigada professora. Realmente essa prova foi um descaso com os candidatos.

  • Danielle Rossi de Oliveira

    Oi pessoal do Aprova, gostaria de saber se cabe recurso a questão 32 de arquivologia do caderno B de técnico administrativo, pois a banca deu como gabarito a letra B- considerando a I e a II como corretas. Porém, o conteúdo do item II está na PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do MPOG e essa portaria não estava no edital!
    Aguardo a resposta, abraços e obrigado.

  • Rita de Cassia da Luz Martins

    Bom dia,

    Quero de antemão agradecer o profissionalismo e a dedicação do Aprova Concursos em nos proporcionar o melhor em qualidade de preparação para concursos.
    Profª Elisa, foi um prazer e enorme assistir suas aulas, muito obrigada!!!!
    Quero saber se não cabe recurso para a disciplina Especifica na prova de técnico em Enfermagem? Questões igualmente mal formuladas, onde tínhamos que marcar a menos absurda!!!!
    Att,

    Rita Martins

    • fernando

      tambem tenho esta duvida se conseguir alguma resposta e puder me avisar 41 98098623

      • Blog Aprova Concursos

        Olá Fernando,
        Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

    • Profª Elisa Faria - Direito Administrativo

      Oi Rita!! Obrigada pelo carinho e atenção! Vamos ver no que vai dar este concurso! Estou muito preocupada com a quantidade de questões mal feitas! Vale à pena pedir investigação pelo Ministério Público!

  • TEREZINHA BARROS

    Cabe algum recurso nas questões para Inspetor de Saneamento?

  • José Eduardo Durks Dias

    Professora, bom dia.
    favor citar de qual versão são as citações.

    atenciosamente,

  • Marcia

    Bom dia, por favor, poderia informar qual o caderno de questões (A, B ou C) que se refere as correções?

  • Nathália

    Professora, a 36 está correta o gabarito, deu para entender (apesar de realmente não estar perfeita), pois a administração indireta é uma administração descentralizada, por isso pode-se usar o termo descentralizada.. saiu do centro, não é o Estado quem está prestando diretamente. Se alterar esse gabarito vai prejudicar muita gente que estudou para essa prova, menos 3 pontos.

  • ANA Freire

    Pessoal, só verifiquem a versão da sua prova. CTRL C e CTRL V na resposta como a professora escreveu não adianta, pois cada questão está com erro, mas alternativa diferente. Ex: Na questão 34 a professora coloca… Apresento recurso quanto a questão 34, requerendo que o gabarito seja alterado de “A” para “B”. Porém, na versão A da prova a alternativa que está em gabarito é a C e a correta deveria ser a B. Fiquem atentos com isso.

  • camila

    oi quantos acertaram na prova de tecnico adm

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Camila,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • maykon

    Qual prova é essa ??? A,B ou C ????????????????????????????????????????

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Maykon,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Samara

    Professora, olá!
    A questão 32, na afirmativa II diz que “Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24h nos protocolos, salvo aquelas recebidas às sextas-feiras, véspera de feriados ou pontos facultativos.” Essa frase foi retirada da portaria 05 de 19 de dezembro 2002, porém essa portaria está revogada! Olhem : http://www.comprasgovernamentais.gov.br/arquivos/outros_normas/portaria-normativa-no-5-de-19-de-dezembro-de-2002.pdf
    E o gabarito diz que todas as afirmações estão corretas.
    Gostaria de uma confirmação, pois diante de tantos erros da banca dá pra desconfiar de tudo!

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Samara,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Valeria

    Boa tarde. Concurso SESA- PR, aquestão 32 , caderno A, cabe recurso? Item I- Após recebimento da correspondência pelo protocolo a mesma não deve ser Registrada/Autuada , Classificada para só depois ser distribuída?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Valeria,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • JOCIANE FRANÇA LOPES JOHANSEN

    BOA TARDE….POR FAVOR SABE INFORMAR SE VAI CABER RECURSO QUESTÃO 37 E 39 DA PROVA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM….PROVA B

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Jociane,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Ana

    Acredito que se refiram ao caderno de Técnico Administrativo – Versão C pois foi a que eu fiz e as letras das alternativas que a professora citou condizem com as referentes a versão C. De qualquer forma essas questões estão erradas em todos os 3 cadernos pois meu namorado fez a versão B e também constam os mesmos erros, porém, as letras das alternativas estão diferentes. Para montar o pedido de recurso cabe observar no seu respectivo caderno qual a alternativa errada e a correta para mencionar na descrição do recurso. Todos os cadernos, gabaritos e página para pedido de recurso estão no site da banca.

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Ana,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Suzamar Trevisan

    Ola
    É possível comentar a prova de Farmácia?
    Obrigada

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Suzamar,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Jeferson

    Boa tarde, gostaria se algum professor analisou a prova de Administrador e se observaram se cabe recurso a alguma questão.
    Obrigado,

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Jeferson,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Lucas Kremer

    Excelente professora, entrarei com recurso hoje mesmo!

  • dante

    Alguém da equipe do aprova poderia olhar a questão 32 de contador. Não consegui chegar na resposta da banca.

    Obrigado,

  • dante

    Alguém da equipe do aprova poderia olhar a questão 31 ! de contador. Não consegui chegar na resposta da banca.

    Obrigado,

  • Luciana Neves

    Boa noite Professora, Ótimo, achei essa prova muito estranha de todas que fiz, foi a pior, sendo que da caixa fiz o ultimo concurso de 120 acertei 70 questões não fui tão mal e esse foi o pior de todos. Vcs estão de parabéns cabe recursos em todas provas. Fiz Técnico Administrativo. deveria ser anulado esse concurso.

    Atenciosamente,

  • ROBSON

    Questão 32 de técnico administrativo B?

  • Paula

    Qual será a média para entrar nas vagas de Curitiba ??? De acordo com desempenho dos candidatos ???

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Paula,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Nathália Almeida

    Ué, não aceitaram meu comentário???

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Nathália,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão na página do Aprova pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • ediane

    é verdade que o concurso vai ser cancelado para todos os cargos?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Ediane,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Paula

    Qual a média em específica de vcs?

    • Blog Aprova Concursos

      Oi Paula,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Vilma Stenzel Domingues

    Não encontrei no IBFC espaço para entrar com recursos…

    • Blog Aprova Concursos

      Olá Vilma,
      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • icaro

    sobre a questao 40 eu acredito que o erro nao esta sobre o fato de ser precario ou nao mas sim pela possibilidade “em nenhuma hipotese haverá estabilidade para os cargos comissionados”
    o meu recurso se baseou na seguinte funcamentação:
    Fundamento
    De acordo com Supremo Tribunal Federal – STF – nos AI 806481 / MS – MATO GROSSO
    DO SUL AGRAVO DE INSTRUMENTO Relator(a): Min. DIAS TOFFOLI Julgamento:
    12/06/2012 segue a tendência do Tribunal para declarar que o no caso de servidora
    comissionada, por exemplo gestante existe a estabilidade provisória. “APELAÇÃO
    CÍVEL – AÇÃO DE COBRANÇA – EXONERAÇÃO DE SERVIDORA GESTANTE
    OCUPANTE DE CARGO EM COMISSÃO – NECESSIDADE DE INDENIZAÇÃO PELO
    PERÍODO DE ESTABILIDADE PROVISÓRIA – RESPEITO AOS PRINCÍPIOS DA
    DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E MORALIDADE – RECURSO PROVIDO.
    A servidora gestante e ocupante de cargo em comissão tem direito à estabilidade
    provisória que vai desde o início da gravidez até depois do parto, garantindo-lhe o
    pagamento de indenização se for exonerada dentro desse período”.
    Isso significa que a questão vai em sentido oposto ao entendimento ao ordenamento
    jurídico, pois não se pode afirmar que não tem em qualquer hipótese a estabilidade,
    porque há sim pelo menos uma hipótese, tal como esta sobre a estabilidade relativa da
    servidora comissionada gestante que não pode ser exonerada enquanto no gozo da
    licença maternidade.
    Deste modo, a alternativa correta da questão é a letra C da prova versão A, pois a
    segunda assertiva está errada a partir da conclusão.

    Se a prof poder comentar minha fundamentação, agradeço

    • Blog Aprova Concursos

      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • icaro

    oi prof
    recorri da 39 tambem
    da uma olhadinha e diz o que acha:

    Fundamento
    De acordo com Meirelles (Meirelles, Hely Lopes, Direito Administrativo Brasileiro, ed.
    21ª, São Paulo: Malheiros, 2008 p 362) servidores públicos (em sentido estrito) são
    aqueles agentes que mantém relação com o regime estatutário, ocupantes de cargos
    públicos efetivos ou sem comissão, sujeito a regime jurídico de direito público. No
    conceito de Hely Lopes Meirelles, servidores públicos constituem subespécies dos
    agentes administrativos, e a ela vinculados por relações profissionais, em razão da
    investidura em cargos e funções, a título de emprego e com retribuição pecuniária.
    Como se apresenta a questão, agentes credenciados não podem ser considerados
    servidor público em sentido estrito porque estão no mesmo nível daqueles de Agentes
    Públicos, tais como Agentes Políticos, Servidores Públicos em sentido amplo,
    Particulares que atuam em colaboração com o poder público, Particulares por
    delegação, Particulares que atuam por convocação, nomeação ou designação,
    Agentes necessários ou gestores de negócios públicos, Agentes Credenciados e
    Militares.
    Deste modo, pede-se a alteração do gabarito – prova versão A – para que seja
    considerada correta a assertiva que apresente Estatutário como servidor público em
    sentido estrito, aessertiva B.

    • Blog Aprova Concursos

      Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Pâmela

    Bom dia, Profª Elisa!

    Como não tenho muita experiência com concursos, gostaria de saber se tantas questões mal formuladas, *provas gabaritadas , falta de fiscalização no recolhimento das provas, fora outras coisas que não pude constatar são comuns de acontecer num concurso público? Isso tende a ficar assim, é mais um caso corriqueiro em concursos? Estou assustada e desanimada! Qual o melhor caminho a se fazer?

    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/candidatos-recebem-provas-gabaritadas-em-concurso-da-secretaria-estadual-de-saude-e226xdnhspfnyyziohoo7n9ec

    • Profª Elisa Faria - Direito Administrativo

      Pâmela, não é comum. Ao contrário, é uma aberração!!! Temos que denunciar e exigir os direitos dos concursandos!!!

      • Blog Aprova Concursos

        Hoje (30/9), às 13h, o professor Danilo Portero estará ao vivo para comentar a polêmica que envolve o concurso da SESA/PR. Você pode acompanhar a transmissão pelo Facebook, YouTube e Periscope. Acesse: https://goo.gl/4tI4Uq

  • Rodrigo

    Outra coisa que está me preocupando é a demora em divulgar o gabarito definitivo. Já fiz vários concursos, inclusive, alguns de âmbito nacional nos quais o gabarito definitivo após o julgamento dos recursos, foram feitos em até 15 dias. No entanto, neste concurso SESA-PR, de âmbito estadual (faz-se necessária a redundância), já se passaram 23 dias do dia de realização das provas e ainda não é possível saber quando sairá o bendito gabarito definitivo. Liguei lá hoje (23/10) e não há previsão nenhuma de quando sairá o gabarito definitivo. Onde está a publicidade com a devida celeridade deste concurso? Nunca mais faço um concurso dessa banca IBFC. A pior banca dentre as quais já conheci!

  • Carla

    eu concordo plenamente com o Rodrigo, essa banca IBFC perdeu totalmente a credibilidade para concursos, a FUNDATEC é parecida com essa na divulgação de resultados, é bom saber dessa FUNCAB assim não jogaremos nosso tempo e dinheiro no lixo.

  • Carla

    eu concordo plenamente com o Rodrigo, essa banca IBFC perdeu totalmente a credibilidade para concursos, a FUNDATEC é parecida com essa na divulgação de resultados, é bom saber dessa FUNCAB assim não perderemos nosso tempo com elas

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *