Aprova Concursos - Blog

Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

Recurso ECA – Secretaria da Saúde do Paraná (SESA/PR)

Publicado em 26 de setembro de 2016 por - 54 Comentários

Prezados alunos(as), tudo bem?                                                                               sesa

Sobre a prova de ontem, a questão 15 da prova de Técnico Administrativo, versão B, deve ter o seu gabarito modificado, conforme item 10.8 do Edital:

 

“10.8 Alterado o gabarito oficial pela Banca do Concurso Público, de ofício ou por força de

provimento de recurso, as provas serão corrigidas de acordo com o novo gabarito”.

A assertiva considerada como certa pela IBFC vinha com a seguinte redação:

 

“15 (…)

II – A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal”.

 

Ocorre que a questão está com a redação desatualizada do ECA. A Lei 13.257/2016 alterou a redação do art. 8o do nosso Estatuto, revogando tal disposição. Fundamentar de acordo com o art. 19 da Lei 13.257/2016.

Assim, o gabarito da questão em tela deve ser alterado para a letra “A”, ou seja, “apenas I e III” estão corretas.

Não percam o prazo para recurso!

Sucesso e que venha a aprovação!!

Prof. Danilo Portero

 

 


Inscreva-se

Receba as notícias por e-mail

54 comentários

  • Adriana Paiva

    A prova para técnico de enfermagen tbm sobre a vacina pneumonia, a correta seria 2,4 e reforço aos 12.meses na questão 39 da prova A não tem a alternativa correta.

    • Prof. Danilo Portero - Direito

      Boa noite, Adriana. Infelizmente não vou conseguir te responder por não ser minha matéria, mas acho que seria válido você entrar em contato com o professor dessa disciplina, pra te auxiliar com razões para recurso!!!

      Um abraço! Que venha a aprovação!!

      Danilo

  • Patricia

    Professor, não seria alterar o gabarito ao invés de anular a questão? Porque anulando prejudica quem respondeu corretamente. Existe resposta para a questão desconsiderando esta alternativa errada.

    • Prof. Danilo Portero - Direito

      Boa noite, Patricia. Olhei o edital e você tem razão, a questão deve ser alterada. Veja a modificação que eu fiz no post, obrigado pela mensagem.

      Que venha a aprovação!

      Abs.

      Danilo

  • Yasmin

    Eu esperava que as questões fossem comentadas, uma a uma… Me desapontei.

    • Prof. Danilo Portero - Direito

      Boa noite, Yasmin. Tudo bem?

      Você fez para qual cargo?

      Eu comentei a passível de alteração, que foi cobrada na prova de técnico administrativo.

      Estatuto da Criança e do Adolescente, para o cargo de Psicólogo, não vi possibilidade recursal.

      Qual cargo você fez?

      Um abraço,

      Danilo

      • Yasmin

        Boa noite Danilo.

        Fiz para administrador. Eu entendi que você mostra por ter possibilidade de recurso, mas senti falta de não comentarem a prova, questão por questão (dentro do curso de revisão, por exemplo).

    • Elisangela Cristina de Azevedo

      Concordo plenamente com você Yasmin. Esperava videos pós prova em relação a cada disciplina.

  • Cesar

    Me parece que tem duas questões de direito administrativos que caberiam recurso para o cargo de Técnico Administrativo. Com quem poderíamos checar isso? O professor do curso foi o Fernando Saraiva, será que ele poderia nos dar uma mão nesse caso?

  • Yasmin

    Estou com dúvida sobre a primeira questão, pois no gabarito diz que é a letra d ” o autor problematiza a lógica de que a piedade conduz para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre de volta à terra”, só que o texto diz que o que leva para o alto são o amor e o conhecimento, enquanto que a piedade puxa para a terra.

    • Solange

      Gostaria de comentários para essa questão de português e as 6, 7 e 8, no caso de administrador versão C.

    • Jaqueline

      Oi Yasmin,
      Teve alguma resposta sobre esta questão?
      OU alguma novidade sobre anulação do concurso ou resultado de recursos. Apresentei recurso com relação a esta questão.
      Cargo: Psicólogo – Prova C – Questão 1

  • Victor Giovani Gasparotto

    Boa noite,
    Gostaria da ajuda dos Srs. Na prova para Técnico Administrativo, versão C acredito fortemente que duas questões precisem ter seu gabarito alterado. São elas a de número 34 e a de número 39.
    sendo:
    Gabarito do IBFC
    34-A e 39-C, mas os gabaritos corretos deveriam ser : 34 B e 39 C.

  • Victor Giovani Gasparotto

    Desculpem o gabarito correto da 39 é B.

  • Luan Donega'

    A questão 34 da prova para TECNICO ADMINISTRATIVO – versão B

    O GABARITO CORRETO SERIA LETRA “b” E NÃO LETRA “d” POIS O PRINCIPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO NÃO PREGA ESSA IGUALDADE PARTICULAR E PODER PÚBLICO.

  • Rosi

    Mas a prova do administrativo versão A está com a resposta A indicando as três verdadeira então também deverá mudar , valendo a opção B

    Adorei a revisão, mas confesso decepção pós prova, assim como Yasmim. Aprova deixou a desejar……

  • Adriana

    Gostaria de saber com o professor Valber Freitas se cabe recurso na questão nº1 de português, a resposta foi a opção A:

    a) o autor problematiza a lógica de que a piedade conduz
    para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre
    de volta à terra.

    Mas, não é a piedade que conduz para o alto, e sim o amor e o conhecimento.

  • priscila

    bom dia, nao achei nada que comprove onde esta a modificaçao desta lei. Poderia nos passar para ajudar colocar no recuros? obrigada

    • Prof. Danilo Portero - Direito

      Bom dia, Priscila.

      Fundamentar de acordo com o art. 19, da Lei 13.257/2016:

      “Art. 19. O art. 8o da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, passa a vigorar com a seguinte redação:

      “Art. 8o É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.

      § 1o O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária.

      § 2o Os profissionais de saúde de referência da gestante garantirão sua vinculação, no último trimestre da gestação, ao estabelecimento em que será realizado o parto, garantido o direito de opção da mulher.

      § 3o Os serviços de saúde onde o parto for realizado assegurarão às mulheres e aos seus filhos recém-nascidos alta hospitalar responsável e contrarreferência na atenção primária, bem como o acesso a outros serviços e a grupos de apoio à amamentação.

      …………………………………………………………………………………

      § 5o A assistência referida no § 4o deste artigo deverá ser prestada também a gestantes e mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção, bem como a gestantes e mães que se encontrem em situação de privação de liberdade.

      § 6o A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

      § 7o A gestante deverá receber orientação sobre aleitamento materno, alimentação complementar saudável e crescimento e desenvolvimento infantil, bem como sobre formas de favorecer a criação de vínculos afetivos e de estimular o desenvolvimento integral da criança.

      § 8o A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.

      § 9o A atenção primária à saúde fará a busca ativa da gestante que não iniciar ou que abandonar as consultas de pré-natal, bem como da puérpera que não comparecer às consultas pós-parto.

      § 10. Incumbe ao poder público garantir, à gestante e à mulher com filho na primeira infância que se encontrem sob custódia em unidade de privação de liberdade, ambiência que atenda às normas sanitárias e assistenciais do Sistema Único de Saúde para o acolhimento do filho, em articulação com o sistema de ensino competente, visando ao desenvolvimento integral da criança.” (NR)

  • Eliane

    Professor eu fiz prova de Assistente Administrativo C e a questaõ 15, considerou sobre o acompanhamento da parturiense, teve o meso problema que a prova B, eu marquei a letra A, como I e II corretas e o gabarito deu como certa a c, posso então entar com recurso

    • Prof. Danilo Portero - Direito

      Bom dia, Eliane. Tudo bem?

      A questão a que me refiro vinha da seguinte forma:

      I. Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.

      II – A parturiente será atendida preferencialmente pelo mesmo médico que a acompanhou na fase pré-natal.

      III – Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

      A assertiva, independente do caderno de provas, que deve ser considerada a certa é aquela que afirmou estarem corretas somente as seguintes I e III, conforme acima.

      Se o gabarito do seu caderno de provas deu diferente, recorra!!!

      Um abraço.

      Danilo

      • Eduardo

        Professor

        a questão 15 NÃO DEVE SER ALTERADO O GABARITO mas sim anulada a questão uma vez que tanto o item l como o item lll estão com nova redação no ECA, observem para voce ver:

        Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014)

      • Marli

        Sobre essa questão, a ||| também está correta,Recentemente foi alterado essa lei no ECA,portanto a suspeita ou confirmação de deve ser obrigatoriamente denunciada.

      • Josiane

        Bom dia, estou vendo só agora sobre essa questão. Sabe me dizer qual é o prazo pra recursos?

      • Blog Aprova Concursos

        Oi Josiane,
        Que pena!
        Os prazos para recurso do gabarito já estão encerrados.
        Eram de 27/09/2016 até às 16h do dia 28/09/2016.
        Abraços,

  • marli

    Bom dia ,gostaria de me orientar a respeito da possibilidade de cancelamento do concurso,tendo em vista o fato de ter ocorrido provas gabaritadas na área medica conforme noticiada na gazeta do povo,além fato do campo de controle das carteiras estar diferente com do gabarito e o mesmo estava grampeado com a prova,deixando a prova sem credibilidade deixando duvida se houve ou não favorecimento de alguns candidatos .

  • camila

    gente quantos acertaram na prova de tecnico adm ?

  • Cesar

    Acabei de ver uma notícia estarrecedora na Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/candidatos-recebem-provas-gabaritadas-em-concurso-da-secretaria-estadual-de-saude-e226xdnhspfnyyziohoo7n9ec). Montam um concurso público em que as pessoas recebem provas personalizadas (cada uma era chamada pelo nome e o fiscal entregava a prova específica dela, com o nome na primeira folha) e descobre-se depois que alguns candidatos recebiam o gabarito já com indicação das respostas certas, bastava apenas passar a caneta por cima!

    Segundo a empresa que organizou o concurso, foi algo pontual com apenas uns poucos candidatos, por isso apenas os atingidos irão refazer a prova em data a ser agendada. Será? Quem garante que não havia outras provas marcadas? E mesmo que com muita boa vontade a gente acredite que a empresa de fato tenha agido de boa-fé, como fica a igualdade de concorrência? Afinal, alguns candidatos terão mais tempo para estudar e fazer a prova.

    Acho que valeria a pena que vocês, uma das poucas empresas sérias nesse ramo, divulgassem esse fato.

  • janete

    janete
    fis a prova domingo .
    realmente não gostei fui a última a sair da sala, e como acontece nas bancas que já prestei concurso não exigirão que ficasse os três últimos candidatos para lacrar o envelope de provas .não achei confiavel

  • Victor Giovani Gasparotto

    Eduardo,concordo contigo e fiz recurso nesse sentido.

  • Eliane

    eu nao encontrei no edital a data do resultado final do concurso, alguem sabe?

  • valdinei

    Ola tenho uma duvida a respeito da questão 23 versâo a que pedia exemplo de arquivo especial, o gabarito certo segundo a banca e a que tinha por afirmação fotografia, mas ai ta minha duvida, em arquivos de imprensa, que são especializados, temos fotografias, cds, fitas de videos … que sâo arquivos especiais. ta ai pelo q entendi também estaria certo esta assertiva, pois pode um arquivo ser especializado (arquivos de imprensa) e ao mesmo tempo ser especial.

    será que cabe recurso?? alguém pode me ajudar??

  • Cesar

    Acabei de ver uma notícia estarrecedora na Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/candidatos-recebem-provas-gabaritadas-em-concurso-da-secretaria-estadual-de-saude-e226xdnhspfnyyziohoo7n9ec). Montam um concurso público em que as pessoas recebem provas personalizadas (cada uma era chamada pelo nome e o fiscal entregava a prova específica dela, com o nome na primeira folha) e descobre-se depois que alguns candidatos recebiam o gabarito já com indicação das respostas certas, bastava apenas passar a caneta por cima!

    Segundo a empresa que organizou o concurso, foi algo pontual com apenas uns poucos candidatos, por isso apenas os atingidos irão refazer a prova em data a ser agendada. Será? Quem garante que não havia outras provas marcadas? E mesmo que com muita boa vontade a gente acredite que a empresa de fato tenha agido de boa-fé, como fica a igualdade de concorrência? Afinal, alguns candidatos terão mais tempo para estudar e refazer a prova.

    Acho que valeria a pena que vocês, uma das poucas empresas sérias nesse ramo, divulgassem esse fato.

  • Geraldo Osdiney Pacheco do nascimento

    Gostaria de saber como poderemos entrar com recurso, já que existiram provas gabaritadas e não foi exigido o mínimo de 3 pessoas para lacrarem as provas.
    Minha opinião seria que no mínimo fosse aplicada uma nova prova, pq está perdeu totalmente a credibilidade.

  • Nathália

    Professor, mas essa lei que o senhor mencionou não está no edital. Será que devido a isso, a questão estaria correta, já que não mencionaram que cobrariam tal lei?
    Eu considerei verdadeira, então torço para que não alteremkkkkkk

  • marcia semiguem

    Fiquei em dúvida na questão de arquivologia.
    25) II onde fala que documentos micrográficos são aqueles que apresentam imagens estáticas, como fotografia, negativos, desenhos e gravuras.

    Micrográficos: Documentos resultantes do processo de microfilmagem. Podem se apresentar em formato de microfilme ou microficha.

  • Adriane

    Gostaria de saber se cabe recurso n prova de especifico pra assistente de farmacia.. por favor se puderem me ajudar

  • nilmar

    a lei Lei 13.257/2016 n~~ao cita modificaç~~ao alguma ao ECA no que tange esse assunto.

  • lissandra do rocio pereira

    gostaria se possivel que o prof Valber comentasse a questão sobre interpretação a nº 1 de portugues, prova de administrador;
    acredito que possa ter recurso. , se preciso, envio o texto
    a banca deu como certa esta:
    – o autor problematiza a lógica de que a piedade conduz
    para o alto ao afirmar que, por ela, era trazido sempre
    de volta à terra

    • LUAN DONEGA'

      kkkkkk…
      Quero ver aplicar outra prova!
      Já pesquisou como é elaborado a tudo e a logística de um certame?!
      HAHA’ …a banca pecou muito, cagou o pau em muita coisa, por isso que nada é óbvio nessa vida e merdas acontecem.

  • simone ceccon

    Também acho que a guestão de português que a colega comentou anteriormente esta incorreta. Gostaria que o curso fizesse um comentário geral sobre as questões que seriam passiveis de recurso, fiz a prova para administrador também. prova B.

    • Jaqueline

      Olá!
      Eu entrei com recurso neste sentido sobre esta questão (Português – 1, prova C – Psicólogo).
      Mas até agora não saiu nada a respeito, não é mesmo?
      Também estou aguardando.

  • mauricio

    Entrem no site petição pública e assinem a petição com pedido de anulação do concurso

  • Rosemara

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR94529

  • LEILA

    Por gentileza, o concurso foi anulado?

  • Cesar

    Acreditar se houve fraude ou não é uma questão de fé de cada um. Entretanto, há muitos fatos que mereciam ser investigados para se descobrir se houve desonestidade ou má-fé. O que é incontestável é que houve muita incompetência. Não dá para tratar os problemas como coisa menor, como a organizadora do concurso arrogantemente vem tratando. Estão tentando varrer o lixo pra baixo do tapete enquanto esperam a poeira baixar.

  • Cesar

    Cada vez fica mais difícil acreditar que esse concurso foi honesto. Pelo menos transparente não foi nem um pouco.

    O concurso acontece no dia 25/09, o candidato recebe a folha de prova com seu nome na capa e não pode levar o caderno de questões (que seria postado depois no site do concurso). Se entra hoje em http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/287#tab2, descobre-se que as provas ficaram disponíveis só no dia 26/09. Há alguma justificativa plausível para isso?

    O art. 37 da Constituição diz que os princípios da Administração Pública são, entre outros, impessoalidade, moralidade e publicidade. Parece que o pessoal que organizou o concurso não considera isso importante. Por que motivo o IBFC está escondendo as provas?

    • LUAN DONEGA'

      Boa tarde caríssimo,…

      Não é regra para nenhuma banca organizadora devolver caderno de prova ao terminar a prova!
      Cada uma tem seus critérios e características de como aplica prova.
      E outra também, esse negócio de ficar três pessoas até o final do certame isso não é regra pra nenhuma banca! Cada banca aplica do jeito que quer.
      Na minha sala, a aplicação na melhor e perfeita forma possível tudo certo.
      E acho que esse concurso não cancelado.

  • Marcos

    Boa Noite.
    Para mim esse concurso deveria ser cancelado. Provas gabaritadas entregues a candidatos. Fomos chamados pelo nome na hora de receber a prova (fato muito estranho ainda mais depois de saber que alguns receberam os gabaritos). Quando se paga por um concurso, se espera o mínimo de lisura para que todos tenham as mesmas chances. Embora não tenha ido tão mal, as questões tem erros grosseiros na parte de legislação e específicas (um vexame, na minha área pelo menos). Tinha questão que a escolha era pela resposta menos pior. E essa demora no resultado? E a falta de datas para sabermos o resultado? Por que sumiram com as provas no site? Duvido que todos os recursos sejam esclarecidos no site pela banca (perdeu o meu crédito total essa ibfc). devemos ficar muito atentos aos outros concursos que estamos inscritos organizados por ela.

  • Geraldo

    Na questão 32 Tec. adm versão B a banca deu como correta a alternativa B, porém esta questão esta fundamentada de forma equivocada em uma PORTARIA do MPOG de numero 05/2002 e não consta no edital, além disso a referida portaria foi revogada pela portaria PORTARIA Nº 80, DE 25 DE ABRIL DE 2016) do mesmo MPOG.
    Veja os extratos da Portaria MPOG 05/2012 usados pela questão 32 :

    ITEM 3
    Nenhuma correspondência poderá permanecer por mais de 24h (vinte e quatro horas) nos protocolos, salvo aquelas recebidas às sextas-feiras, véspera de feriados ou pontos facultativos.

    ITEM 4
    A correspondência recebida será entregue no protocolo central de cada órgão ou entidade da Administração Pública Federal, para posterior distribuição.

    Será que não é caso de fazer denuncia no ministério público para que esta questão seja anulada.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *