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5 dicas para espantar o sono durante os estudos

Publicado em 13 de setembro de 2016 por - 23 Comentários

Na maratona de estudar para um concurso público é normal ter um acompanhante não muito agradável: o sono. A gente sabe, acontece nas melhores famílias, você está lá lendo um texto ou mesmo o anunciado de uma questão e de repente o olho fica pesado e é tão difícil deixar ele aberto. Mas calma, nós estamos aqui para te ajudar. Por isso, separamos cinco dicas especiais para que você continue com o seu foco. Olha só:

 

Prefira refeições mais leves
Nessas horas é melhor deixar a feijoada e o churrasco de lado. Não é por mal, mas o seu corpo gasta energia para digerir todos os alimentos que você consumiu. Então é só fazer a conta, quanto mais você ingerir, mais energia você vai gastar. E a energia que deveria estar no seu aprendizado está literalmente em sua barriga. Por isso, você vai se sentir mais cansado e com sono.

Vai um cafezinho aí?
Sim, mas não muito. A cafeína presente em alimentos e bebidas como chocolate, café e açaí pode até ajudar, mas o exagero leva a problemas de saúde. Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia, o ideal para ajudar no rendimento de atividades físicas e intelectuais é a ingestão de 75mg a 300mg de cafeína ao dia, isso equivale a beber de meia a três xícaras de café por dia.

Em alto e bom som
Explicar a matéria para um irmão, mãe, pai, tia ou cachorro ajuda muito. Assim você se mantém concentrado na matéria para se fazer entender. Não tem ninguém disposto a isso? Não tem problema, você pode falar para você mesmo em voz alta. Pode até ser em frente ao espelho, assim você já treina a forma como se apresenta e seus gestos durante a explicação.

Relaxa, mas não tanto
Você precisa de um lugar confortável para estudar, mas nada de ficar deitado na cama. Estude sempre sentado, em um lugar bem iluminado, de preferência longe do seu quarto. E se o sono bater, vale levantar, andar um pouco pela casa e até lavar o rosto ou tomar um banho (não muito quente).

Respeite você e seu sono
Se você e seu raciocínio não funcionam muito bem de manhã, não adianta acordar junto com o galo para o dia render mais e acabar não encontrando o foco necessário. Lembre-se primeiro qualidade, depois quantidade. Melhor duas horas de estudo com foco do que cinco no processo de “tentando acordar e estudar”. Mas nada de trocar o dia pela noite ein? Pesquisas mostram que essa prática pode alterar o metabolismo e prejudicar o bom funcionamento molecular.

 

Essas são as dicas do Aprova Concursos para essa semana. Coloque tudo em prática e escreva nos comentários para nos contar sobre suas maiores dificuldades nesse processo. Também queremos saber sobre quais assuntos, você gostaria de saber mais em nossas postagens de Dica do Aprova.

Bons estudos, até a próxima semana!

 


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